Campanha de vacinação anti-rábica

30/09/2015 19h40
Campanha de vacinação anti-rábica
A8SE

Começou na manhã desta segunda-feira (08) a campanha de vacinação anti-rábica no município de Nossa Senhora do Socorro. Os donos de cães e gatos devem ficar atentos e levar seus animais aos postos de vacinação. A campanha é realizada pela da Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e segue até o dia 30 deste mês.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Socorro, Rita Perete, a estimativa é imunizar 80% das populações caninas e felinas de todo município, que conta com aproximadamente 25 mil cães e seis mil gatos.

Ela relatou que mesmo sem a confirmação da doença (raiva) nos últimos dois anos, tanto em humanos, quanto em cães e gatos, Socorro recebeu um reforço da vacinação anti-rábica no último mês de abril. Conforme a coordenadora, no período, 10 mil cães e dois mil gatos foram vacinados.

´´A nossa preocupação é porque o vírus da raiva continua circulando. Então, devemos tomar as medidas preventivas e orientar a população sobre os riscos da doença´´, alertou Rita Perete ao advertir que a população deve se conscientizar e colaborar com as equipes que trabalham na vacinação.

Sintomas e orientações - Irritabilidade, baba excessiva, falta de apetite, estranheza do dono e outros transtornos do tecido nervoso são reações suspeitas da raiva. Ao apresentar esses sinais, o dono do animal deve entrar em contato imediato com o Centro de Controle de Zoonozes, ou Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Socorro. Em casos de mordidas (ataques) de animais com suspeita, ou não, da doença, a orientação é que a pessoa agredida lave imediatamente o local do ferimento com água corrente e sabão. O animal agressor deve ficar em observação durante 10 dias.

Fonte: ANS

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: