PMA oferece apoio a dependentes de álcool

30/09/2015 19h40
PMA oferece apoio a dependentes de álcool
A8SE

Resgatar a autoestima e devolver qualidade de vida aos servidores. É com esse intuito que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) mantém o grupo de apoio ‘Força e Vontade`, voltado para funcionários que sofrem de dependência alcoólica. Criado há sete anos, o grupo já ajudou dezenas de servidores a superar o alcoolismo e seguir uma vida tranquila.

Todas as quintas-feiras, o grupo, composto por cerca de 10 pessoas, se reúne na sala de aula situada no horto da Emsurb, no Parque Augusto Franco (Sementeira). Três assistentes sociais se revezam no atendimento aos servidores que buscam tratamento. Através de dinâmicas de grupo, palestras e orientações, a equipe mostra os riscos do álcool e incentiva a abstinência.

A assistente social Sônia Cristina Fonseca, uma das encarregadas de conduzir os encontros, explica que são abordados temas como relacionamento familiar, autoconhecimento e trabalho em equipe. Segundo ela, essas são as questões sociais mais comprometidas pelo alcoolismo.

"Acontecia muito desentendimento até mesmo no trabalho por conta do efeito do álcool e isso prejudicava o cotidiano deles. Nós trabalhamos em grupo para conseguir que eles mantenham o controle da doença e para estimular a participação e a continuidade desse tratamento", explica.

Luciana* parou de beber há 20 anos, e garante que o grupo tem sido de grande importância para que ela permaneça afastada do álcool. "Toda quinta-feira eu faço questão de vir porque gosto muito de estar com o grupo e participar das atividades. É importante continuar tendo esse apoio", afirma.

Quem também sente a importância dos encontros é Carlos*, servidor da Emsurb há 18 anos. Ele conta que começou a beber por influência de terceiros, mas foi por iniciativa própria que procurou ajuda. "Eu mesmo fui pedir para a assistente social para participar do grupo porque queria mesmo parar de beber. Eu hoje consigo trabalhar normalmente e levar minha vida de forma tranquila", garante.

Para conscientizar os servidores e divulgar o serviço entre os funcionários, a equipe elaborou uma cartilha que é distribuída internamente. O material contém informações sobre o que é o alcoolismo, seus sintomas e conseqüências. Traz ainda a história e proposta do grupo de apoio e orientações para quem quer procurar ajuda.

Fonte: AAN

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: