Sergipe

02/09/2009 às 12h03

Prédio da Junta Militar será reformado

O centenário prédio da Junta do Serviço Militar, no bairro São José, será reformado pela PMA. O investimento para a reforma do prédio é de R$ 160 mil. A unidade tem a funca de cadastrar e encaminhar milhares de jovens do sexo masculino para o serviço militar obrigatório.

Redação Portal A8

Prefeitura de Aracaju está investindo R$ 169 mil para recuperar o centenário prédio da Junta do Serviço Militar, no bairro São José. A unidade é mantida pela Secretaria Municipal de Governo (Segov) e tem a função de cadastrar e encaminhar anualmente milhares de jovens do sexo masculino para o serviço militar obrigatório no Exército Brasileiro. A obra começou há três semanas e o prazo para conclusão é de 90 dias.

Situado na esquina da avenida General Augusto Maynard com a travessa Padre Gaspar Lourenço, o edifício erguido no início do século passado será completamente remodelado. A fachada e a lateral ganharão rampas de acesso para pessoas com deficiência. As grades e o muro serão retirados, para facilitar a entrada. A pintura terá tons mais claros para destacar as bandeiras hasteadas. Telhado, forro, piso e ligações elétricas e hidráulicas serão totalmente refeitos.

Atualmente está sendo realizado o levantamento de novas paredes e o fortalecimento das antigas. "Começamos retirando todo o telhado, que estava muito danificado. Depois retiramos algumas paredes para ampliar os ambientes e abrimos janelas para melhorar a iluminação do prédio, que será climatizado e ganhará um jardim de inverno, para humanizar o espaço", adianta o fiscal da obra Ivan Lopes, da empresa vencedora da licitação. Ao todo, dez profissionais executam os serviços.

O projeto é assinado pela arquiteta Alana Mello e tem como responsável o engenheiro Geraldo Santana, ambos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Eles reforçam que a intenção da Prefeitura é priorizar o atendimento. "Vamos fazer uma nova Junta, com mais de 50 m² para a recepção dos jovens que vêm fazer o alistamento e mais 10 m² para os atendentes. A sala de apoio e a convivência terão 30 m² e novos banheiros. O diretor e a assessoria também terão salas novas", comenta Geraldo Santana.

Sede provisória

Durante o período de realização das obras, a Junta estará funcionando provisoriamente em outro imóvel, na rua Senador Rollemberg, 77, Centro, próximo à antiga Associação Atlética. Segundo a secretária municipal de Governo, Karla Trindade, a reforma deverá trazer mais conforto e dignidade à população que vai à Junta cumprir um dever cívico. "Fazer o alistamento é obrigatório e nada mais justo que garantir um espaço apropriado para isso", destaca.

Fonte: AAN