Sergipe

18/03/2009 às 15h38

Prefeito César Mandarino aponta queda na arrecadação

Prefeito diz que impacto da crise mundial afeta não só os grandes municípios, mas também pequenas administrações como a de Itaporanga.

Redação Portal A8

O prefeito de Itaporanga D`Ajuda, César Mandarino (PSC) reclamou uma queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos royalties de aproximadamente 40%. "Em fevereiro de 2008, a Prefeitura arrecadou com royalties da Petrobras a quantia de R$ 976.885,08. No mesmo período em 2009 esse valor caiu para R$ 593.693,54", citou.
De acordo com o prefeito, o impacto da crise mundial afetou o Brasil e Itaporanga, "que é um município pobre também foi atingido, com a redução drástica na arrecadação. Ele lembrou que em janeiro passado, ao assumir o comando do município, o encontrou cheio de dívidas, com a Prefeitura inscrita no Serasa e uma folha de pessoal inchada.
"O número de funcionários dobrou de 700 para 1400 num prazo de quatro anos", disse Mandarino, ressaltando que se a arrecadação cai e o custo cresce, a tendência é diminuir as obras e os investimentos em favor da população. Ele acrescentou ainda que, apesar da crise, a saída para resolver os problemas financeiros de Itaporanga é ter criatividade e buscar firmar convênios com órgãos das esferas pública e privada.