Passeio ciclístico acontecerá neste domingo(15)

30/09/2015 19h05
Passeio ciclístico acontecerá neste domingo(15)
A8SE

Dando continuidade às atividades que integram o mês de comemoração pelo aniversário de 154 anos da capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), promove o 26ª Passeio Ciclístico da Cidade, neste domingo, dia 15. A concentração acontece a partir das 9 horas, no Parque Augusto Franco (Sementeira). O percurso terá início na mais nova ciclovia construída pelo município na avenida Delmiro Gouveia, passará pelo shopping Riomar em direção à orla de Atalaia, e será finalizado na Passarela do Caranguejo.
De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Marieta Falcão, além de comemorar o aniversário da cidade de forma lúdica, a intenção é aproveitar a oportunidade para incentivar a educação no trânsito. "Em todos os passeios ciclísticos que organizamos, seja no aniversário da cidade ou nas atividades que fazemos nos diversos bairros, procuramos desenvolver as noções de educação e segurança no trânsito para os ciclistas aracajuanos. Dessa forma, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida", explica.
Devido à dificuldade de se criar e incentivar uma cultura de respeito no trânsito urbano, o coordenador do Programa Cicloviário em Aracaju, Fabrício Lacerda, fará um acompanhamento especial com os participantes sobre como o ciclista deve se comportar no trânsito (ciclomobilidade). "Como nosso objetivo é educar e reeducar, o Fabrício dará noções, durante todo o percurso, de como o ciclista deve se comportar no trânsito, respeitando os outros veículos e os pedestres e zelando pela sua própria segurança", afirma Marieta. A atividade também será conduzida por um minitrio especialmente preparado para expulsar o desânimo e alegrar ainda mais o caminho.
Além de contribuir para a melhoria do tráfego, atividades como essa ajudam desobstruir os engarrafamentos e melhorar um pouco o ar da poluição urbana. "Se cada pessoa deixar seu veículo em casa e participar do nosso Passeio Ciclístico, serão menos carros circulando pela cidade, o que significa a emissão de menos gás carbônico. A juventude deve se engajar mais na preservação do meio ambiente", opina a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT.
Sorteio
Ao aproveitar o domingo de sol para pedalar até a praia e fazer novas amizades, atividades oportunas para quem quer fugir da rotina diária, os ciclistas que participarem do 26º Passeio Ciclístico da Cidade também terão a oportunidade de voltar para casa com um veículo a mais. Ao final do evento, na Passarela do Caranguejo, a SMTT vai realizar o sorteio de dez bicicletas. "Na concentração, cada ciclista receberá um adesivo. Será a senha de cada um para concorrer ao nosso grande prêmio", explica Marieta Falcão.
Fonte:AAN

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: