Rio Guaiamoroba em Maruim começa a ser limpo

30/09/2015 19h05
Rio Guaiamoroba em Maruim começa a ser limpo
A8SE

Com o intuito de prevenir novas inundações nas comunidades próximas às margens ao Rio Guaiamoroba, no município de Maruim, foi iniciada limpeza artificial em torno do estuário do rio. Na desobstruirão, do Rio Guaiamoroba estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 150 mil.

A intervenção, feita para melhorar o fluxo de água durante o período de chuvas, foi iniciada semana passada e está sendo realizada pelo Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER). O DER está trabalhando no trecho compreendido da BR-101/Ponte do Coelho/Ponte do bairro de Lachez. A previsão de encerramento dos trabalhos, segundo o diretor de Operações do DER, Marcelo Batista, é de aproximadamente trinta dias.
"É um trabalho de prevenção, que visa evitar que se repita o que aconteceu no ano passado, onde a chuva pegou as famílias dessas comunidades de surpresa e como Rio estava muito obstruído não apenas pela vegetação nativa, mas, sobretudo pelo lixo que é produzido e jogado no local pela população, o Rio transbordou e a enchente foi inevitável", lamentou Marcelo.
Ele destacou que enquanto as chuvas não chegam, é importante destacar que seja realizado um trabalho de conscientização junto às comunidades, pois depois da retirada de todo o entulho a tendência é que a desobstrução do Rio seja feita no seu curso natural. Ano passado, dezenas de famílias que residem às margens do Rio Guaiamoroba foram, atingidas pelas fortes chuvas. No local, operadores e máquinas do DER, lotados na Diretoria de Operações, executam os serviços para entregar no prazo determinado.
Fonte: ASN

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: