Aulas práticas em vias públicas serão proibidas

30/09/2015 19h05
Aulas práticas em vias públicas serão proibidas
A8SE

As aulas práticas realizadas pelas 26 auto-escolas de Aracaju nas áreas externas do Parque da Sementeira e no mercado Albano Franco estão proibidas a partir de segunda-feira(9). Já as aulas em avenidas de grande movimento e em horário de pico também serão proibidas, mas até o momento a data da proibição não foi divulgada. As medidas fazem parte do planejamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito(SMTT) para melhorar a fluidez do trânsito na capital.

Representantes (Foto:Douglas Magalhães)


De acordo com o diretor de Trânsito da SMTT, major Paiva, as discussões estão sendo positivas entre os empresários e a instituição. "Aracaju já enfrenta sérios problemas no trânsito, e a circulação de aprendizes em horário de pico nas grandes avenidas da capital tem dificultado ainda mais a fluidez. A nossa meta é que estas aulas sejam realizadas no extremo sul da cidade", disse Piava,acrescentando que as aulas de garagem e baliza serão realizadas em lugares públicos com pouca movimentação de veículos e pedestres. "A proposta inicial era que os donos de auto-escolas alugassem espaços privados, mas eles argumentaram por conta dos custos e nós autorizamos espaços públicos com pouca movimentação", falou.
Para o presidente do Sindicato dos empresários das Auto-escolas de Sergipe, José Alberto Santos, o entendimento nas discussões tem sindo bom, mas a categoria está preocupada com as aulas práticas realizadas nas avenidas de Aracaju. "Nós treinamos os alunos conforme roteiros do Detran. Não podemos preparar os alunos em lugares calmos e no dia da prova eles serem levados para avenidas de trânsito pesado. Acredito que se os roteiros forem mudados seria bem melhor para todos", disse.

 

Detran

Segundo o major Paiva, já houve uma reunião com a direção do Detran, no sentido de sugerir mudanças nos roteiros das aulas práticas, mas nada ainda ficou definido. "Se os roteiros das provas fossem voltados para o extremo sul da cidade, não teríamos problemas com a circulação de alunos de auto-escola nas avenidas de Aracaju", falou.

 

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: