Exposição de 174º aniversário resgata história da Polícia Militar

A exposição, que teve início na última segunda-feira, 2 de março, segue até sábado, 7, e faz parte da programação comemorativa de aniversário da PMSE. O objetivo do evento é resgatar a memória da instituição.

30/09/2015 19h05
Exposição de 174º aniversário resgata história da Polícia Militar
A8SE

Em comemoração aos 174 anos de criação da Polícia Militar do Estado de Sergipe, o comando da Corporação montou uma exposição no Shopping Riomar, em Aracaju, mostrando equipamentos, armas, viaturas, fardamentos e a história das principais unidades operacionais da corporação. A exposição, que teve início na última segunda-feira, 2 de março, segue até sábado, 7, e faz parte da programação comemorativa de aniversário da PMSE. O objetivo do evento é resgatar a memória da instituição e integrá-la ainda mais à sociedade sergipana.

No local, os visitantes têm a oportunidade de ver fotografias, vídeos, equipamentos e armamentos utilizados pelo Comando de Operações Especiais (COE), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), além de questionar os policiais militares e sanar dúvidas sobre o material da exposição, cursos e treinamentos específicos para ingressar na PM.

De acordo com o senhor Manoel Muniz de Andrade, professor de inglês aposentado, o material bélico do Batalhão de Choque foi o que mais lhe chamou atenção. "A escopeta calibre 12, por seu modo de operacionalização, foi o que mais me intrigou nesta exposição. O policial me explicou o funcionamento da arma, os tipos de projéteis e em que situações devem ser utilizados", disse o professor Muniz, esbanjando boa saúde nos seus quase 80 anos de idade. Ele também elogiou o atendimento prestado pelos militares e a organização do evento.

Já o vigilante Ítalo Marcos de Souza Pinto, de 20 anos, ficou fascinado pelo carro blindado do Choque, utilizado para intervenções em eventos de controle de distúrbios civis. De acordo com o soldado Paulo Ozires, integrante do BPChq, o automóvel é feito de material altamente resistente e possui um mecanismo que permite o rompimento de barreiras, paredes e barricadas. "Somente o impacto visual do carro já inibe a ação delituosa", informou o policial ao jovem Marcos, que um dia pretende ingressar na Polícia Militar de Sergipe. "Eu já venho estudando para o concurso da PM há algum tempo. Depois de prestigiar a exposição, de conhecer o trabalho das várias unidades, fiquei ainda mais certo da minha decisão", comentou o rapaz.

Dentre os objetos expostos pela corporação, estão escopetas, pistolas, submetralhadoras, fuzis, carabinas, espingardas, capacetes, escudos antibalísticos e Kits Táticos Operacionais, compostos de gás lacrimogêneo, bomba de efeito moral, bala de borracha, spray de pimenta, entre outros. O visitante também pode ter acesso aos carros e motocicletas da PM, aos equipamentos utilizados pelos agentes da CPRv e às cartilhas informativas sobre o Proerd, programa social executado pelo policial militar fardado em sala de aula, que visa a orientar as crianças e os adolescentes sobre ações de prevenção às drogas e à violência na escola e em suas comunidades.

No estande reservado ao Comando de Operações Especiais (COE), considerada a tropa de elite da PM sergipana, estão expostos metralhadora de guerra Madssen 7.62, cujo projétil atinge 3,2 quilômetros, utilizada em ocorrências de assalto a bancos; escudo balístico e fuzil semi-automático HK G3 para tiro de alta precisão com alcance de até 3 quilômetros, empregado em caso de ocorrência envolvendo refém em situação de risco de morte.

A Polícia Militar conta atualmente com um Comando Geral, oito batalhões distribuídos em todo o Estado, além do Batalhão Especial de Segurança Patrimonial (Besp), Batalhão de Policiamento de Guarda (BPGd), companhias especializadas, dez Companhias de Polícia Comunitária englobando 27 Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC`s).

Programação

A programação das comemorações alusivas ao 174º aniversário da PMSE segue até o próximo domingo, dia 8, com a realização da 6ª Corrida Rústica Unidos Ombro a Ombro. Confira abaixo:

5 de março, às 9h
Culto evangélico na capelania interna do Presídio Militar (Presmil), na travessa Adauto Botelho, bairro Getúlio Vargas

5 de março, às 14h
Futebol de campo masculino na Unit, campus Farolândia.

5 de março, às 15h
Futebol de salão feminino no Ginásio de Esportes Charles Moritz, na rua Dom José Tomaz, anexo ao Sesc Centro.

6 e 7 de março, às 18h
Retreta - Banda de Música da PMSE no Shopping Riomar.

8 de março, às 8h
6ª Corrida Rústica Unidos Ombro a Ombro na Orla de Atalaia.

 

Fonte: ASN

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: