Campus da Saúde será construído em Lagarto

30/09/2015 19h04
Campus da Saúde será construído em Lagarto
A8SE

O município de Lagarto terá um Campus da Saúde. O convênio entre o Governo Federal e o Estado de Sergipe assegurando a construção será assinado em no próximo mês, aqui em Sergipe, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A confirmação foi transmitida pelo ministro pessoalmente ao governador Marcelo Déda nesta terça-feira(3), em Brasília.


Junto ao Campus da Cultura de Laranjeiras e à Escola Técnica Estadual de Aracaju, obras que deverão estar concluídas em abril deste ano, o Campus da Saúde representa "uma revolução, não apenas no ensino superior, mas na política de saúde, no desenvolvimento de Lagarto e da região centro-sul do estado", comemorou o governador.

O convênio entre o ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Governo de Sergipe prevê investimentos da ordem de R$ 54 milhões, valor muito superior ao inicialmente previsto. Mesmo assim, assegurou o governador, não faltarão verbas para erguer o novo campus. Déda explicou que já estão assegurados os recursos para as obras - divididos igualmente entre os governos federal e estadual.

Ao Governo de Sergipe caberá ainda o custo com a desapropriação do terreno em Lagarto, enquanto que ao MEC caberá a aquisição e instalação de equipamentos e laboratórios, além da criação de cargos de professores e servidores para a nova instituição. Já os projetos arquitetônico e pedagógico serão de responsabilidade da UFS.

Oportunidades para o interior

O novo campus foi classificado pelo governador como um dos projetos prioritários do Governo de Sergipe. "Além de democratizar o acesso ao ensino superior, interiorizando a oferta de vagas e criando oportunidades para a juventude sergipana, sobretudo a do interior, o novo campus formará profissionais em áreas onde o estado tem carência".

O novo investimento integra o projeto de saúde pública do estado, que prevê a construção de hospitais, clínicas de saúde da família, avanço na promoção e prevenção da saúde. Com este investimento maciço, o estado demandará mais profissionais do setor. Por isto, informa Déda, há necessidade de acelerar a formação de profissionais da saúde. Na audiência, o ministro garantiu todo o apoio ao novo projeto e deu todas as garantias para deflagrar a construção do Campus de Lagarto.

Prioridade

Na mesma ocasião, Fernando Haddad aceitou o convite do governador para inaugurar, também em abril, o Campus Cultural de Lagarto, cujas obras estão quase concluídas e que terá, entre outros, cursos de teatro e arquitetura. Também para abril está prevista a inauguração da segunda Escola Técnica Estadual de Aracaju, assim como os campi, parceria entre o MEC e Sergipe.

Para Déda, estes investimentos são mostra exuberante da prioridade dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à educação. "Lula entrará para a história de Sergipe como o presidente que interiorizou o ensino superior, criando os campi de Itabaiana, de Laranjeiras e de Lagarto. E, também, como o presidente que multiplicou o ensino profissionalizante em nosso estado. Os reflexos no ensino superior e profissional serão sentidos muito em breve na qualidade de vida das pessoas e no aumento da competitividade na economia sergipana, gerando emprego de qualidade", conclui o governador, que foi à audiência no MEC acompanhado do representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.

Com informações da ASN

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: