Sergipe

28/02/2009 às 01h14

Valadares quer restringir ajuda de custo

O senador sergipano Antônio Carlos Valadares (PSB) quer que o novo regimento do Congresso Nacional estabeleça restrições a pagamento da tradicional ajuda de custo aos parlamentares.

Redação Portal A8

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) quer que o novo regimento do Congresso Nacional estabeleça restrições a pagamento da tradicional ajuda de custo aos parlamentares.

O assunto entrou na pauta de discussão desde a semana passada da Comissão Especial de Reforma do Regimento Interno do Senado Federal. De acordo com Valadares, o novo regimento poderá proibir a  "liberalidade" no pagamento de ajuda de custo por ocasião da eleição da Mesa do Senado.

Valadares disse ter-se inspirado em decisão da Câmara dos Deputados, que resolveu pagar proporcionalmente aos dias trabalhados a ajuda de custo de início de ano. Antes dessa decisão da Mesa da Câmara, o parlamentar que, licenciado do mandato para exercer um cargo no Poder Executivo, reassumia sua cadeira no Legislativo apenas para participar da eleição, recebia a ajuda de custo integral.