Mendonça critica qualidade do transporte público

Para melhorar a qualidade do transporte público, o deputado federal Mendonça Prado (DEM-SE) defendeu a realização de licitação pública.

30/09/2015 19h04
Mendonça critica qualidade do transporte público
A8SE

O deputado federal Mendonça Prado (DEM-SE) fez duras críticas à qualidade do transporte público oferecido à população. Aproveitou para defender a realização de uma licitação pública como solução para o problema. "Os ônibus estão sempre lotados, as pessoas ficam em pé buscando o equilíbrio e sofrendo com a falta de espaço. São ainda transportados em veículos com estado de conservação precário, sucateados e sem nenhum respeito às normas de segurança", afirmou o parlamentar.
Mendonça alertou ainda sobre a segurança, já que com as pessoas amontoadas, os riscos de acidentes fatais são maiores. Ele explicou que um cidadão que fica em pé, sem ter a proteção de um cinto de segurança, pode ser arremessado para fora do veículo no momento de uma colisão. "Essa pessoa conta como opção apenas a força dos braços para proteger-se. Agarra-se nos suportes do ônibus lutando para ficar em pé no trânsito, nas curvas, nas freadas bruscas e podendo cair e se machucar".
O deputado criticou ainda o aumento no valor das tarifas de ônibus, mas se recusa a investir no seu melhoramento. "Além disso, a Prefeitura deixa de exigir das empresas de transporte público o imediato investimento na atualização de suas frotas. Se recusa a seguir atitudes exemplares, como as apresentadas na administração de Curitiba, no Paraná", comparou Mendonça, ao lembrar que uma forma de forçar as empresas de transporte a investir em novos carros seria a realização de nova licitação para concessão desse tipo de serviço. Incluindo, assim, como exigência à habilitação licitatória, a necessidade de possuir uma frota de ônibus com no máximo três anos de uso cada um.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: