Sergipe

17/02/2009 às 18h31

População deve redobrar cuidados durante racionamento de água

Redação Portal A8

 Em função da escassez de chuva na capital sergipana, teve início nesta terça-feira (17), um rodízio no abastecimento de água de todos os bairros que compõem o município. Como de costume em situações de racionamento, nos próximos dias a população aracajuana deverá aderir ao hábito de acumular água em recipientes diversos antevendo as necessidades.

Atenta a um possível aumento na quantidade de mosquitos Aedes aegypti caso a água acumulada não receba os devidos cuidados, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Aracaju (SMS) vem alertando a população. "A preocupação é eliminar os ovos que possam estar nos recipientes, já que eles podem ficar até 450 dias intactos. Em contato com a água esse ovo poderá eclodir", explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante.

De acordo com Taíse, antes de armazenar a água, todos os vasos, pias, baldes e similares devem ser lavados com bucha e sabão. Caso o cuidado não seja tomado, o ovo depositado pelo Aedes aegypti poderá virar larva algumas horas após entrar em contato com a água. Passados mais alguns dias, a larva se transforma num mosquito adulto, propício à transmissão da dengue.

"Ele se desenvolve muito rápido em condições favoráveis. E se não tiver cuidado, a proliferação do mosquito durante o período do rodízio pode aumentar muito", ressalta Taíse. Os primeiros bairros a ficar sem água e que devem redobrar a atenção no combate ao mosquito são os localizados na região sul da cidade.

Rodízio
Devem ficar atentos os moradores das seguintes localidades: Augusto Franco, Castelo Branco, D. Pedro II, DIA, Grageru, Inácio Barbosa, Jabotiana, Jardins, Jessé Pinto Freire, JK, loteamento Garcia, loteamento Tramandaí, Luzia, Médici, Orlando Dantas, Parque dos Coqueiros, Ponto Novo, Santa Lúcia, São Conrado, Sol Nascente, Conjunto Valadares, Marivan, Padre Pedro e Santa Maria. Essas localidades terão abastecimento apenas nos dias: 19, 20, 23, 24, 27 e 28 de fevereiro e 03, 04, 07, 08, 11, 12, 15 e 16 de março.

Foto:Alejandro Zambrana

Fonte: AAN