Deputado Iran Barbosa denuncia possível desmonte da Biblioteca Pública Infantil

Por Assessoria de Imprensa do Parlamentar 23/05/2019 17h39
Deputado Iran Barbosa denuncia possível desmonte da Biblioteca Pública Infantil

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa (Alese), na manhã desta quarta-feira (23), para denunciar um possível desmonte da Biblioteca Pública Infantil de Sergipe, que funciona em anexo à Biblioteca Pública Epifânio Dória, em Aracaju.

De acordo com o parlamentar, a situação lhe foi passada por uma fonte muito confiável, que lhe informou que está em andamento a determinação de transferir o acervo, a estrutura e o funcionamento da Biblioteca Infantil do seu espaço atual para o espaço onde funciona a Galeria J. Inácio, também vinculada à estrutura da Biblioteca Epifânio Dória, que é totalmente inadequado às atividades desenvolvidas pela Biblioteca Infantil.

“Irei confirmar, in loco , essa situação. Essa biblioteca tem um trabalho já consolidado e reconhecido em nosso estado, um trabalho que garante uma programação que envolve bastante a população, garantindo a circulação de saberes, conhecimentos e a cultura popular. Depois de muita luta daqueles que acreditam na importância daquela biblioteca, sua estrutura passou por reforma, junto com a Epifânio Dória, e o seu espaço está mais adequado para o seu funcionamento. E, depois de toda a luta para as adequações necessárias, chega-nos essa notícia de que ela será alojada, de forma totalmente inadequada, na Galeria de Artes J. Inácio, e que o espaço que foi reformado para o seu funcionamento, será utilizado para abrigar a burocracia do Estado”, detalhou o parlamentar.

O parlamentar destacou que irá se aprofundar sobre os detalhes dessa mudança, buscando o secretário de Educação e Cultura do Estado, o professor Josué Modesto, para saber até que ponto o gestor está sabendo da iniciativa e se ele concorda com ela, além de cobrar diretamente do governador Belivaldo Chagas providências.

“Colocarei o meu mandato à disposição daqueles que querem manter o mínimo de qualidade para o funcionamento daquela biblioteca infantil. Quero aqui corroborar com a indignação daqueles que acreditam que investir em cultura e em bibliotecas é garantir desenvolvimento e passos significativos na marcha civilizatória que nós defendemos. Não queremos é retroceder ao obscurantismo que querem impor ao nosso país”, afirmou.

“Sergipe não pode ir na contramão da história. Não podemos aceitar que a nossa Biblioteca Pública Infantil, com a qualidade do trabalho que vem desenvolvendo há anos, passe por qualquer tipo de mudança que não seja para melhorá-la e fazê-la avançar no seu atendimento. Vou abraçar essa causa junto com a população que acredita e defende que aquela biblioteca deva ter o seu local assegurado e adequadamente funcionando”, avisou o parlamentar.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: