Valdevan Noventa sai do presídio e usa tornozeleira eletrônica

14/01/2019 16h12
Valdevan Noventa sai do presídio e usa tornozeleira eletrônica
Leonardo Barreto/TV Atalaia

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter concedido o habeas corpus no último final de semana, o deputado federal eleito Valdevan Noventa (PSC) ganhou a liberdade na tarde desta segunda-feira (14). Ele, que estava preso no presídio de Estância desde o dia 7 de dezembro, passa agora a usar tornozeleira eletrônica.

De acordo com a direção do Departamento do Sistema Prisional (Desipe), Valdevan saiu do presídio de Estância por volta das 15h em direção a Aracaju para colocar a tornozeleira eletrônica, onde ficará sendo monitorado 24 horas por dia pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc).

Conforme as medidas cautelares detalhadas na decisão, o juiz da 2ª Zona Eleitoral definiu o uso da tornozeleira, a obrigatoriedade de comparecer mensalmente à Justiça Eleitoral para justificar as atividades e ainda uma garantia de não ter contato com as testemunhas arroladas no processo.

O caso

value.image

Valdevan Noventa foi preso durante a Operação Extraneus, desencadeada pela Polícia Federal, com intuito de apurar a inspeção de declarações falsas em prestação de campanha eleitoral. A ação policial ocorreu no dia 7 de dezembro de 2018 e desde a referente data a equipe de advogados de defesa tentavam na justiça o alvará de soltura.

Nas investigações, apontavam indicações que o deputado eleito utilizou “laranjas”, simulou a realização de diversas doações em favor de sua campanha, nela aportando valores cuja origem é desconhecida para o custeio de suas despesas.

Além da polícia, a Procuradoria Regional Eleitoral também colocou na mira a campanha do deputado eleito para investigação. Para tanto, que o órgão propôs ação na Justiça Eleitoral.

A equipe de reportagem da TV Atalaia registrou a chegada do deputado eleito e o conteúdo completo nos programas Cidade Alerta e Jornal do Estado desta segunda.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: