Diploma da prefeita de Riachão do Dantas é cassado pelo TRE

Por Com informações do MPF/SE 10/07/2018 15h01
Diploma da prefeita de Riachão do Dantas é cassado pelo TRE
Ascom

Assim como o mandato do prefeito Alan de Agripino (PSC) e do vice-prefeito Francisco Chagas (PC do B) de Areia Branca, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também cassou os diplomas da prefeita Gerana Costa (PT do B) e do vice-prefeito Luciano Paul (PSB) de Riachão do Dantas.

A decisão do TRE saiu nesta segunda-feira, 9, e tirou os diplomas de Gerana Costa e Luciano Paul. Além disso, ficaram inelegíveis por oito anos a contar de 2016. Eles foram condenados por cinco votos a dois por abuso de poder econômico, nas modalidades abuso dos meios de comunicação e fraude ao processo eleitoral referente ao pleito da última eleição municipal.

De acordo com a ação do Ministério Público Eleitoral, durante a campanha, a então candidata divulgou pesquisa fraudulenta em jornal de grande circulação que lhe dava um percentual de votos bem acima da realidade. A Justiça Eleitoral proibiu a divulgação da pesquisa fraudulenta, mas a candidata não obedeceu a decisão judicial.

Para o MPE, a divulgação da pesquisa serviu para induzir o voto dos eleitores indecisos. Dessa forma, a candidata Gerana Costa ganhou as eleições com cerca de 2% de votos a mais que a segunda candidata mais votada.

Resposta

Conforme nota encaminhada, Gerana Costa viu com pesar a decisão. “Lamento que tenha ele concluído pela ilegitimidade de minha eleição, posto que tenho absoluta consciência e convicção que nada foi feito que justificasse a decisão tomada. Caberá a mim, no entanto, em respeito à minha consciência e, sobretudo, para proteger milhares de votos que recebi, lutar em todas as instâncias da Justiça Eleitoral pela defesa do mandato que o povo da minha amada Riachão do Dantas, legitimamente, me conferiu”, disse.

Além disso, no material emitido por Gerana há a afirmação de “permaneço à frente do mandato que o povo me outorgou”. “E que as políticas públicas e serviços em curso continuarão com normalidade e segurança, assim como tranquilizo os valorosos servidores municipais que alteração alguma haverá no seu regime de trabalho”, pontuou.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: