Política

18/06/2018 às 16h40

“Dinheiro do Fundo Partidário é de todos, não só os federais”, diz Ciro Simoni

Alese

 

Durante visita ao Estado de Sergipe, o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) deputado Ciro Simoni (PDT/RS), relatou que alguns 

partidos e candidatos estão se manifestando, no Brasil inteiro, contra a reserva de recursos do fundo partidário para serem usados apenas nas campanhas dos deputados federais. 

 

Ciro Simoni explicou que apesar dos parlamentares federais definirem os valores que cada partido deve receber, de acordo com suas votações. No entanto, as candidaturas estaduais são oriundas de recurso do setor público destinado ao financiamento a todas as eleições e não apenas aos candidatos federais. “Uma coisa é a questão de delimitar para que os recursos sejam distribuídos. Outra é a importância do financiamento público que existe hoje, e esse financiamento público tem que alcançar todos os cantos”, destacou o deputado, acrescentando que se necessário a Unale vai ingressar com ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir a distribuição dos recursos para os deputados estaduais. 

 

O presidente da Assembleia, Luciano Bispo (MDB-SE) também se manifestou sobre o assunto, “é preciso que os dirigentes partidários, e os deputados federais compreendam que as regras de financiamento das campanhas mudaram, e agora esses recursos devem ser compartilhados com todos os candidatos. Temos também a destinação do dinheiro para as campanhas das mulheres, ou seja, essa é uma discussão que deve ser feita de forma democrática, do mesmo modo que a divisão do dinheiro deve ser feita para todos”, concluiu o deputado estadual.

 

 

 


Fonte: Alese