Veículos passam a ser fiscalizados em fevereiro

Todos os condutores de veículos de tração animal estão obrigados a emplacar suas carroças. Atualmente, 140 já circulam pelas ruas da cidade, devidamente identificadas.

30/09/2015 19h00
Veículos passam a ser fiscalizados em fevereiro
A8SE

 

carroça-fiscalização (Sílvio Rocha)

Os condutores de veículos de tração animal têm até fevereiro próximo para emplacar suas carroças. Em caso de descumprimento, o proprietário terá o veículo e o animal apreendidos e recolhidos, além de multa. Em Aracaju, 140 já estão circulando pelas ruas da cidade, devidamente identificadas. Outras 530 vão passar pelo mesmo processo.

 

"Todos já foram informados dessa obrigação e do prazo. A SMTT foi a todos os bairros e até fevereiro eles devem se adequar", afirmou o superintendente do órgão, Antônio Samarone ao ressaltar que o emplacamento foi feito nas carroças dos bairros Santa Maria; Santos Dumont; Aloque e conjunto Bugio. A medida já está sendo tomada nos demais bairros da cidade.

Com a medida, a expectativa é de que a partir de agora a situação caótica do trânsito, com a circulação indiscriminada das carroças, possa melhorar. É que pela lei municipal 3.502, que trata da circulação desses veículos, eles não podem transitar no trecho compreendido entre as avenidas Barão de Maruim, Pedro Calazans, Coelho e Campos e Rio Branco, até a Ivo do Prado, no horário das 6h às 20horas, um fato que acontece normalmente.

f (v)

 

A estimativa do Sindicato dos Carroceiros é que existam em Aracaju em torno de três mil condutores de veículos de tração animal, mas pela lei municipal veículos só podem ser emplacados dois mil. O emplacamento é apenas uma das obrigações da lei, que trata de outras regras que os condutores devem obedecer. Só têm autorização para conduzir veículo de tração animal pessoas acima de 18 anos e que tenham participado do curso básico de sinalização de trânsito.

Placas de identificação
São cinco números e uma letra que compõem as placas que identificam os condutores. Os dois primeiros números das placas correspondem ao ano de confecção das mesmas; a letra indica a praça de identificação, ou seja, o bairro de origem das carroças e os três últimos números são os números de ordem de cada condutor.
"É importante orientar que as letras das placas não são as iniciais das letras dos bairros dos condutores. São quatro bairros e a letra que identifica o bairro dos condutores são da tabela feita pelo Orçamento Participativo", esclarece Rita de Cássia.
Confira a letra que identifica cada bairro
Bairro / Letra
Santa Maria / A
Bugio / M
Santos Dumont / N
Aloque / D

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: