UFS inicia planejamento para retorno das atividades presenciais

Por Redação Portal A8SE e ascom UFS 30/07/2021 18h33
UFS inicia planejamento para retorno das atividades presenciais

Nesta sexta-feira, 30, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) publicou a Portaria Nº 928/2021/GR, que traz as medidas do processo de retomada gradual e presencial. Para que os servidores voltem às atividades é preciso que tenham recebido a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 nos profissionais da educação, tendo em vista o período mínimo de 28 dias para a imunização.

De acordo com o reitor Valter Santana, o cuidado com a elaboração de todas as fases da retomada gradual tem sido prioridade pela característica plural dos componentes do grupo. “Ele é composto por pessoas indicadas pela gestão, incluindo diversas áreas, principalmente da saúde, e representantes indicados pelo Sintufs e Adufs. Tem sido bastante produtivo porque todos nós entendemos que precisamos planejar um retorno paulatino e seguro. Mesmo sabendo que a educação e a boa formação do aluno devem ser prioridade, o foco principal é a segurança de toda a comunidade acadêmica”.

Atividades administrativas

A UFS prevê que a chefia de cada setor deve planejar o retorno dos servidores e terceirizados sob sua coordenação após imunização. Será possível adotar jornada em turnos alternados de revezamento de trabalho presencial ou ainda adaptar os horários da jornada de trabalho, inclusive dos intervalos intrajornada, mantida a carga horária diária e semanal prevista em lei.

Os servidores que não tenham concluído o esquema vacinal completo e sejam portadores de comorbidades descritas na portaria, ou que sejam responsáveis pelo cuidado de alguém com suspeita ou confirmação de infecção por covid-19, desde que haja coabitação, deverão executar as atividades na modalidade remota enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública. A mesma situação é aplicada às servidoras gestantes ou lactantes.

Atividades acadêmicas

As atividades acadêmicas permanecem na modalidade remota em quase totalidade, e o atendimento externo das bibliotecas do SibiUFS e os serviços do Restaurante Universitário (Resun) e do Refeitório de Lagarto (RefLag) seguem suspensos. Todos os auxílios e bolsas da assistência estudantil estão mantidos para os alunos da UFS.

Já as atividades em cenários de práticas e que necessitem de interação presencial estão autorizadas para a graduação e pós-graduação. Para isso, os discentes precisam ter recebido dose considerada imunizante de vacina específica contra a covid-19, obedecendo ao intervalo recomendado para proteção após a referida dose.

“Sobretudo as disciplinas teóricas, não há razão para trazer os alunos se não temos um percentual elevado desse público vacinado. No entanto, considerando a consulta realizada junto aos departamentos a ser devolvida até o próximo dia 30, poderemos ter a realização práticas com planejamento e apreciação pelo comitê de biossegurança. Considerando casos de alunos que são formandos e necessitam de forma imprescindível realizar disciplinas práticas e casos de disciplinas práticas que são fundamentais para o progresso nos cursos, a partir do olhar atento ao protocolo de biossegurança, é possível realizar, a partir do mês de outubro, algumas poucas aulas práticas que dariam vazão a esse represamento que nós temos”, destaca o pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp