TV Atalaia completa 34 anos de fundação inserida na era digital

30/09/2015 19h11
TV Atalaia completa 34 anos de fundação inserida na era digital
A8SE

A TV Atalaia completa 34 anos e está na sua melhor fase. É a primeira do Estado a usar o sistema de transmissão 100% digital. Hoje a TV é sinônimo de modernização e qualidade. Sempre inovadora, a TV dos sergipanos foi a primeira do Norte e Nordeste a transmitir imagens em cores, isso em maio de 1975. Outra novidade do Sistema Atalaia de Comunicação é o novo portal de notícias e entretenimento, o atalaiaagora.com.br.

De acordo com o superintendente da TV Atalaia, Augusto Franco Neto, Sergipe está se equiparando aos principais mercados de televisão do Brasil. "Hoje a TV Atalaia pode ser vista em qualquer parte do Estado em alta definição. Estamos investindo em tecnologia para que os sergipanos sempre tenham o que há de melhor dentro de suas casas", disse.

Para garantir essa tecnologia de ponta aos sergipanos, o grupo está investiu um montante de R$ 5 milhões. Na primeira fase, os investimentos foram direcionados a implantação do transmissor digital, e compra de equipamentos, além da reestruturação das instalações que foram adequadas para receber o novo sistema de transmissão digital.
A segunda e última fase de investimentos para a conclusão do projeto digital terá como prioridade a interatividade, apontada como uma das grandes novidades proporcionadas pela TV digital. "Até o final de 2009 esse serviços estará disponibilizado", afirma o Superintendente Augusto Franco Neto.

Interatividade

A interatividade funciona da seguinte forma: o conteúdo é transmitido para o receptor de uma vez só. A partir daí, o usuário pode interagir com os dados que ficam armazenados no conversor. Acessar conteúdos específicos, parar a programação, obter detalhes sobre a cidade em que se passa a novela, fazer compras ou ainda optar por qual ângulo deseja assistir à partida de futebol são apenas algumas das aplicações de interatividade que deverão chegar aos domicílios sergipanos, explica Jorge Alves, diretor técnico do Sistema Atalaia.

Com a interatividade também acaba o estresse de ter que sair correndo para casa para não perder os telejornais, as novelas ou qualquer outra programação. Com o sinal digital será possível ainda assistir TV em deslocamento, pelo laptop ou celular, desde que estejam preparados para a recepção, explica o diretor ao ressaltar que o responsável por isso é o Ginga: um software que faz a ponte entre o sistema operacional do receptor da televisão às aplicações de interatividade criadas e disponibilizadas aos telespectadores.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: