Transplantes ainda são baixos em Sergipe
O mês de Setembro está chegando ao fim, e nem por isso as doações e transplantes de órgãos acabam. Setembro é conhecido com o mês de combate ao suicídio, de conscientização das doenças cardiovasculares, da prevenção ao câncer de intestino e do alerta para a conscientização sobre a doação de órgãos .
Este último merece destaque, já que em Sergipe os número de doadores de órgãos ainda é baixo, por isso, o coordenador da Central de Transplantes de Sergipe (CET/SE), Benito Fernandes, esclarece sobre a importância de realização das doações e transplantes. "Atualmente, em Sergipe são realizados transplantes de córnea, pois para isso é necessária uma habilitação junto ao Ministério da Saúde, nós já temos esta para transplantes de córnea, no Hospital Universitário (HU), e estamos terminando uma outra habilitação para transplantes renais, que deve ser finalizada em janeiro. O Hospital São Lucas, além dos transplantes de córneas, realiza de medula óssea. Alguns transplantes não são realizados em Sergipe, nesses casos, precisam ser encaminhados para Tratamento Fora de Domicílio, e o Estado dá uma ajuda de custo além de passagens aéreas. Realizaremos também uma vistoria no Hospital do Coração para a retomada de transplantes cardíacos, e assim que tivermos os transplantes cardíacos e renais estabilizados, buscaremos a habilitação para transplantes de fígado. Esse tipo de transplantes é necessário um volume de doadores, e a demanda está baixa, devido também à pandemia, vale lembrar que a cada 10 famílias entrevistadas, apenas três autorizam a doação," enfatiza.
O coordenador da Central de Transplantes reforça ainda a existência de campanhas para incentivar a doação de órgãos. "Existem campanhas durante o ano todo, uma delas é a 'Educar para doar', divulgada nas escolas, e a outra é 'Dando que se recebe', realizada junto às Igrejas e empresas", conclui
Caso você queira doar algum órgão, basta ir até a Central de Transplantes de Sergipe, está localizada na Praça General Valadão, 32, Palácio Serigy, Centro, Aracaju. Os telefones para contato são: (79) 3198-4242 / 3198-4243, por enquanto a Central de Transplantes está funcionando em horário comercial, e com o suporte do Banco de Olhos de Sergipe, que atende pelo número (79) 3259-2899/ 3216-2860 nos demais horários.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
128 anos da Jucese são comemorados com tempo recorde na abertura de empresas
CEC-SE faz entrega do diploma cultural Epifânio Dória a personalidades e coletivos
Hoje, aconteceu o lançamento oficial do campeonato sergipano 2026
Exposição "Fera ferida fere" está em cartaz até o dia dez de novembro
Alese abre espaço para discussão sobre os impactos da redução da vazão do rio São Francisco
Mais acessadas
Dois homens são presos por tráfico de drogas no município sergipano de Monte Alegre
Hemose realiza mais uma edição do Sabadão Solidário neste sábado (7)
Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
Pré-Caju 2025 inicia entrega de abadás e camisas do Camarote Aju no dia 13 de novembro
Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado
Mais notícias
-
10 horas, 54 minutos Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
-
12 horas, 42 minutos Governador sanciona lei que reajusta benefícios dos profissionais do Samu em Sergipe
-
13 horas, 51 minutos Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado