TCE-SE rejeita contas de Galindo, Rosa e Matos
O Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE) decidiu hoje (26), por unanimidade, recomendar a rejeição dos balancetes financeiros dos ex-prefeitos de Canindé do São Francisco, Genivaldo Galindo da Silva, Rosa Maria Feitosa e do interventor, Fernando Matos.
Por irregularidades consideradas "gravíssimas e insanáveis" o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), recomendou hoje (26) a rejeição das contas dos ex-prefeitos de Canindé do São Francisco, Genivaldo Galindo da Silva, Rosa Maria Feitosa, e Fernando Matos, relativas ao exercício financeiro de 2001. Galindo geriu a prefeitura de janeiro a março de 2001, quando foi afastado pela Justiça e substituído por Rosa, que era sua vice à época, por três meses alternados, no mesmo ano. Depois ela foi substituída por Matos, que ocupou o cargo na condição de interventor.
Segundo o relator do processo, conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, as irregularidades constatadas nas auditorias são "gravíssimas e irreparáveis". Ele citou, por exemplo, que no período de Genivaldo Galindo houve renuncia de receita, subsídios pagos a mais ao prefeito e ao vice-prefeito como base em projetos inconstitucionais e não aplicação do percentual legal no Fundef.
Sua vice, Rosa Maria, teve parecer pela rejeição das contas no curto período em que esteve como chefe do Executivo por ter pago a si própria, indevidamente, ajuda de custo de R$ 1,5 mil, cujo valor terá que devolver aos cofres públicos acrescidos de juros, correção e multa de 10%. Já o interventor Fernando Matos, segundo o relatório dos técnicos, referendado pelos demais conselheiros, só aplicou 27,03% dos recursos do Fundef no pagamento dos professores, quando a lei manda aplicar 60%. O parecer recomendando a rejeição das contas dos três gestores foi aprovado por unanimidade e sertá encaminhado à Câmara de Vereadores do municipio a quem cabe a decisão final.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
A chamada autocuratela já está em vigor
Clubes entram na reta final de preparação para a estreia no campeonato sergipano
Conheça o Desportiva Aracaju, time mais novo do futebol sergipano
Especialistas garantem que contemplar a natureza pode ajudar a desconectar dos problemas
Projeto Tamar realiza mais uma soltura de tartarugas na orla da Atalaia
Mais acessadas
UFS convoca alunos de graduação para atualizar cadastro socioeconômico até 25 de janeiro
Marcelo Serrado apresenta o espetáculo “Terapia” no Teatro Atheneu em Aracaju
Dois homens são presos por tráfico de drogas em Estância
Blocos de Carnaval em Aracaju precisam de autorização com 30 dias de antecedência; veja como solicitar
Lei proíbe descontos associativos no INSS e garante ressarcimento a aposentados
Mais notícias
-
8 horas, 37 minutos Blocos de Carnaval em Aracaju precisam de autorização com 30 dias de antecedência; veja como solicitar
-
9 horas, 13 minutos Chamamento público oferece 104 vagas para táxis adaptados em Aracaju; saiba mais
-
9 horas, 35 minutos UFS convoca alunos de graduação para atualizar cadastro socioeconômico até 25 de janeiro