Soltar pipas exige cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica
Aracaju é a cidade que mais registrou ocorrências de pipa na rede.
Soltar pipa é uma brincadeira de infância que conecta gerações. Apesar de ser um momento de recreação, pode causar acidentes envolvendo a rede elétrica e ainda comprometer o fornecimento de energia. A orientação da Energisa é que a brincadeira aconteça em locais afastados da rede elétrica como em campos abertos ou parques.
As pipas, ao se enroscarem nos fios elétricos, podem provocar curto-circuito e falta de energia. Somente em 2021, entre janeiro e junho, foram 71 ocorrências de pipa na rede, impactando o fornecimento para 67 mil clientes. No mesmo período do ano passado, foram 81 mil clientes sem energia em 83 ocorrências.
Aracaju é a cidade que registra o maior número de ocorrências, seguida da cidade de Nossa Senhora do Socorro. Os principais bairros que se destacam na capital são: Cidade Nova, Soledade, Bugio, Olaria e o bairro Santa Maria.
“Em contato com a rede elétrica, a linha da pipa pode causar choque e ainda romper cabos, colocando vidas em risco. Estamos sempre trabalhando para evitar a interrupção no fornecimento de energia. Atuamos para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível para minimizar os impactos na sociedade, ainda mais porque a nossa maior preocupação é com a segurança das pessoas”, alerta o gerente de Operações da Energisa Sergipe, Daniel Flor.
Para que não haja riscos à segurança e ao fornecimento de energia, alguns cuidados precisam ser adotados. Daniel Flor orienta que as pipas nunca devem ser empinadas próximas à rede de elétrica, pois o cerol, que apesar de proibido, bem como linhas metalizadas podem conduzir energia e aumentam ainda mais o perigo de choques.
“As pessoas jamais devem tentar retirar as pipas presas em postes ou na fiação, ao tentar retirá-las forçando a rede ou mesmo tentando retirá-las com outros objetos os riscos de um acidente são ainda maiores. A recomendação é acionar a Energisa o mais rápido possível através dos nossos canais para evitar acidentes. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica”, afirma Daniel.
Dicas de segurança
- Jamais solte pipa próximo à rede elétrica e em ruas e avenidas movimentas. A distração pode provocar acidentes;
- Evite utilizar materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol, que podem provocar inclusive acidentes fatais com motociclistas e ciclistas;
- Se a pipa enroscar na rede elétrica, acione a Energisa. Apenas profissionais autorizados pela empresa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;
- Se perceber raios e relâmpagos, pare de soltar pipas;
- Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes.
Canais de atendimento
WhatsApp (Gisa): (79) 9 8101-0715
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Site: energisa.com.br
Call Center: 0800 079 0196
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Dois jovens atletas do voleibol sergipanos são aprovados em times de Santa Catarina e Minas Gerais
Período do defeso do caranguejo começou no último dia 04 e segue até o dia 09 de janeiro
Após um período sem praticar atividades físicas, a retomada deve ser gradual e consciente
Instituto João Carlos Paes Mendonça abre inscrições para oficinas gratuitas de férias
Santuário são Judas Tadeu celebrou a missa em memória dos 13 anos da morte de Frei Miguel
Mais acessadas
Lei proíbe descontos associativos no INSS e garante ressarcimento a aposentados
Dois homens são presos por tráfico de drogas em Estância
Marcelo Serrado apresenta o espetáculo “Terapia” no Teatro Atheneu em Aracaju
Homem suspeito de tráfico de drogas é preso em São Cristóvão
Bolsonaro recebe alta hospitalar após cirurgia e volta a cumprir pena na PF
Mais notícias
-
3 horas, 32 minutos [VÍDEO] Mulher é contida após destruir garrafas em supermercado de shopping em Nossa Senhora do Socorro
-
6 horas, 6 minutos Homem condenado por homicídio é preso durante fiscalização na BR-101, em Socorro
-
6 horas, 41 minutos Suspeito morre após confronto com a polícia em Cedro de São João