Sindicato dos Radialistas e Sintasa conquistam volta de direitos dos trabalhadores
Nesta terça-feira (31), durante reunião na Secretaria de Estado da Administração (Sead) comandada pelo secretário George Trindade, ficou acordado que servidores da Fundação Aperipê e Secretaria de Estado da Saúde voltarão a receber, a partir de abril, o valor que vinham recebendo desde maio de 2019 e foi suspenso em novembro mediante parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os valores correspondentes aos cinco meses de suspensão (novembro a março) serão pagos em três parcelas (abril, maio e junho).
A Lei nº 8.192, de 28 de dezembro de 2016, foi uma conquista dos servidores, através dela o nível de escolaridade de alguns cargos foram ajustados. Foi um segundo passo de correção após o PCCV, editado em 2014.
Com a lei, passaram a ter direito ao ajuste de escolaridade os seguintes servidores da Aperipê: editor de VT, eletricista de espetáculo, maquilador, operador de som e imagem, locutor apresentador, locutor entrevistador, locutor esportivo, produtor executivo de rádio e TV, assistente de estúdio e assistente de produção.
Assim como alguns servidores da saúde nos cargos de auxiliar de enfermagem, auxiliar de enfermagem QPE/PH, telefonista, telefonistas/QPE, telefonista QPE/PH e agente administrativo.
Em outubro de 2019 a PGE, mediante consulta, restringiu o pagamento desse direito, através de redução da Vantagem Pessoal Incorporada – VPI. No dia 22 de março passado, a Procuradoria acolheu o pedido do governador Belivaldo Chagas, protocolado através da Secretaria da Administração, para rever o parecer. Reconsiderou a tese jurídica para assegurar que a aplicação do direito aos servidores do PCCV, decorrentes da implantação da Lei nº 8.192/16 ou, até mesmo, aqueles decorrentes de erro administrativo anterior, não devia ter impacto negativo na VPI eventualmente percebida por servidores da Fundação Aperipê e Secretaria de Estado da Saúde.
O diretor do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Fernando Cabral, comemora a posição do Governo de Sergipe de “fazer justiça ao servidor da Aperipê e da Saúde” ao contribuir para o retorno do valor integral do direito implantado em maio de 2019.
Participaram da reunião a superintendente Executiva Lucivanda Rodrigues; a superintendente geral de Recursos Humanos, Zélia Mendonça; os diretores do Sindicato dos Radialistas do Estado de Sergipe, Fernando Cabral e Amilton Moreira; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na área da Saúde (Sintasa), Augusto Couto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Homem suspeito de tráfico de drogas é preso em São Cristóvão
Mulher afirma que vem sendo ameaçada por ex- companheiro e pede ajuda para quitar dívidas
Moradores da avenida Auxiliar 1 no loteamento Paraíso Sul pedem limpeza e capinagem na região
Entrevista com o Prefeito de Capela, Júnior Tourinho
Menor de idade denuncia abuso do próprio tio
Mais acessadas
UFS convoca alunos de graduação para atualizar cadastro socioeconômico até 25 de janeiro
Dois homens são presos por tráfico de drogas em Estância
Marcelo Serrado apresenta o espetáculo “Terapia” no Teatro Atheneu em Aracaju
Chamamento público oferece 104 vagas para táxis adaptados em Aracaju; saiba mais
Lei proíbe descontos associativos no INSS e garante ressarcimento a aposentados
Mais notícias
-
17 minutos Chamamento público oferece 104 vagas para táxis adaptados em Aracaju; saiba mais
-
39 minutos UFS convoca alunos de graduação para atualizar cadastro socioeconômico até 25 de janeiro
-
1 hora, 37 minutos Hospital de Cirurgia realiza seu primeiro transplante renal e reforça avanço na saúde de Sergipe