Sergipe

Simão Dias se transforma em pólo de produção de milho

Simão Dias vem ganhando destaque na produção de milho em Sergipe. Com uma área plantada de 29 mil hectares, a produção anual chega a 145 mil toneladas, segundo dados da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro). Mais de 90% dessa produção é exportada para Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.

De acordo com  pesquisador da Embrapa, Hélio Wilson de Carvalho, coordenador das pesquisas sobre milho no Nordeste, Simão Dias é exemplo quanto ao uso de tecnologia e desenvolvimento da cultura do milho no Estado. "O sucesso dos cultivos de milho em Sergipe está transformando o município de Simão Dias e adjacências num pólo de produção. A produtividade tem atingido até oito toneladas por hectare", contou.

Outro fator determinante para o desenvolvimento da região deve-se à grande demanda por grãos no Nordeste e no Brasil e os preços compensadores pagos a esses produtos nas safras recentes, o que tem estimulado a ampliação da área plantada, notadamente com a cultura do milho.

Os produtores rurais de Simão dias também estão se beneficiando com o zoneamento agrícola (Zoagro), que significa determinar quais regiões apresentam melhores condições climáticas para o desenvolvimento da cultura, os períodos mais favoráveis para o plantio com menor risco climático para a região, considerando os diferentes tipos de solos e as cultivares habilitadas.

Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em julho deste ano, a produção do milho em Sergipe saiu de 197,5 mil toneladas em 2007 para 399,3 mil toneladas em 2008.Somente de área plantada em Sergipe, o número passou de 281,8 mil hectares para 478,1 em 2008, um aumento de 69,7%. A ampliação dessa área está dentro do parâmetro de controle do solo e preservação do meio ambiente da Emdagro, conforme rege legislação agrícola.