Sergipe se prepara para Campanha Nacional de Vacinação contra polio, multivacinação e sarampo

A Central de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa à população sergipana que realizará no período de 5 a 30 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (Paralisia Infantil), voltada a crianças de um a menores de cinco anos. Neste mesmo período, haverá também a multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e adolescente menores de 15 anos de idade. Sendo que no sábado, 17 de outubro, será o dia “D” de divulgação e mobilização nacional.
De acordo com a gerente de Imunização da SES, Sândala Teles, a vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir as doenças. Para se imunizar as pessoas deverão apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h30min, nos 75 municípios do Estado.
“No caso da vacina contra a paralisia infantil, o grupo alvo é a criança de um ano a menor de cinco anos de idade, totalizando 135.044 crianças, que deverão ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. A meta mínima é vacinar 95% do grupo, ou seja, 128.292 crianças. Esta ação tem como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, além de aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade”. disse.
Multivacinação
No mesmo período também haverá a Multivacinação, que é uma estratégia adotada pelo Programa de Imunização com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).
“Neste período, serão ofertadas todas as vacinas de rotina do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal”, finaliza Sândala Teles.
Sarampo
A circulação do vírus do sarampo se mantém ativa no Brasil, e diante das baixas coberturas vacinais em todo o país, o Ministério da Saúde (MS ) avalia como primordial que as ações de vacinação contra o sarampo sejam priorizadas. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará a quarta fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo no período de 5 a 30 de outubro, direcionada às pessoas de 20 a 49 anos.
Segundo a gerente de Imunização da SES, Sândala Teles, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 75 municípios estarão abertas para receber as pessoas. Deve-se apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação nas UBS que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h30min.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Mais notícias
-
14 horas, 29 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
17 horas, 54 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
18 horas, 16 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe