Sergipe recebe cerca de 158 mil testes rápidos da covid-19
Os testes foram enviados pelo Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde enviou nessa quinta-feira (27) cerca de 158 mil testes rápidos de covid-19 para o estado Sergipe, após solicitação feita pelo Consórcio Conectar.
A quantidade de testes foi dividia proporcionalmente entre as secretarias de saúde dos municípios do estado e aproximadamente 21 mil testes foram destinados a Aracaju.
De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, os testes recebidos vão acelerar o atendimento às pessoas com suspeitas de covid-19 nas unidades de saúde do município.
“Temos registrado um crescimento muito grande no número de pessoas adoecidas nas últimas duas semanas, principalmente de casos de covid-19, por isso existe a necessidade de termos um teste de antígeno, que é o teste rápido. Ele dá um resultado em pelo menos 20 minutos e isso já faz com que a equipe de saúde tenha um diagnóstico para dar as orientações necessárias para os pacientes, a fim de quebrar a cadeia de transmissão do vírus", explica.
Segundo a secretária, os testes rápidos têm sido muito importantes principalmente nas urgências, em que alguns pacientes podem precisar de transferência para internação e essa movimentação só é feita mediante diagnóstico positivo para covid-19. Dessa forma, o teste rápido acaba sendo uma opção mais viável nesses e em outros casos; “Outro tipo de teste como o RT-PCR, em virtude do grande volume que o Lacen tem recebido, tem demorado para obter o resultado”, pontua.
É importante lembrar a importância da testagem e do diagnóstico dos pacientes, porque os testes fornecem as informações necessárias para a tomada de decisões e planejamento por parte das secretarias municipais de saúde em relação ao controle da covid-19.
Consórcio Conectar
O Consórcio Conectar é uma mobilização liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que atua em todo o Brasil. Em Sergipe, a FNP tem participação significativa no que diz respeito às medidas sanitárias durante a pandemia e a secretária Waneska Barboza salienta a importância desse trabalho.
“Essa é mais uma vitória da Frente Nacional, porque até então apenas alguns municípios tiveram o privilégio de conseguir comprar esse tipo de exame, como Aracaju que, em setembro, fez uma compra de 50 mil testes de antígeno que estão sendo utilizado nesse momento com maior intensidade em virtude do aumento significativo do número de casos, mas muitos municípios do Brasil não tiveram a mesma oportunidade. Agora eles vão ter a possibilidade de fazer o mapeamento em seus territórios, de planejar o isolamento dos infectados e com isso poderemos evitar uma enxurrada de pessoas adoecidas, principalmente nas capitais”, avalia Waneska.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
O ano de 2026 começa com muitas perspectivas; muitas delas no mercado de trabalho
Em 2025, foram quase 900 animais recolhidos para o centro de apreensões da Emsurb -
Associação Desportiva Confiança está em processo de escolha dos seus representantes da SAF do clube
Sergipe fecha 2025 com mercado de trabalho aquecido, com recorde de geração de empregos formais
Especialistas defendem principalmente o planejamento e a negociação para evitar o endividamento
Mais acessadas
Adesão ao Refis de ICMS termina nesta terça-feira (30)
EUA anunciam controle da Venezuela após captura de Maduro e ação militar gera reação internacional
Bolsonaro recebe alta hospitalar após cirurgia e volta a cumprir pena na PF
Veículo pega fogo na SE-065 em São Cristóvão e mobiliza Corpo de Bombeiros
Transferência interna nas escolas da Rede Municipal de Aracaju começa nesta segunda (5)
Mais notícias
-
4 horas, 32 minutos Ventania derruba estruturas e causa prejuízos em cidades do interior de Sergipe
-
7 horas, 54 minutos Município de Laranjeiras sedia 51º Encontro Cultural; confira as atrações
-
8 horas, 46 minutos Transferência interna nas escolas da Rede Municipal de Aracaju começa nesta segunda (5)