Sergipe adere ao Pacto Nacional pela Primeira Infância

O ato faz parte do Seminário do Pacto Nacional da Primeira Infância, que segue com programação ate esta sexta, 16.

Por ASN 15/04/2021 18h47
Sergipe adere ao Pacto Nacional pela Primeira Infância

Nesta quinta-feira, 15, o Governo de Sergipe, fez sua adesão ao Pacto acional pela Primeira Infância no evento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ato ocorreu no Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância que ocorre nesta quinta, 15, e nesta sexta, 16.

O Seminário conta com uma extensa programação e reúne diversas autoridades e especialistas. O evento é uma ação do projeto "Justiça Começa na Infância: fortalecendo a atuação do sistema de justiça na promoção de direitos para o desenvolvimento urbano integral". Seu objetivo é sensibilizar e integrar os profissionais da Justiça e do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente em torno da implementação do marco legal da primeira infância, principalmente, no que se refere à prioridade absoluta prevista no artigo 227 da Constituição Federal.

A abertura do evento foi realizada pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Luiz Fux. Ele destacou sua satisfação em ver um grupo tão significativo e engajado em prol da efetiva implementação das leis de proteção e promoção do desenvolvimento integral das crianças brasileiras. "O começo da vida tem profunda repercussão nos demais momentos da história do ser humano. Nessa fase, ocorre o desenvolvimento de importantes estruturas, de circuitos cerebrais e aquisição de competências fundamentais que constituirão as bases para a formação plena do indivíduo.", destaca.

Tereza Nelma, coordenadora da Frente Parlamentar da Primeira Infância na Região Nordeste, ressaltou a importância da pauta da primeira infância ser abraçada por todos entes federativos. "A primeira infância é a fase mais importante da vida humana, comprovadamente pela ciência. São as paredes de uma construção e se forem bem feitas irão sustentar toda a estrutura, como o contrário também acontece. Assim ocorre com as crianças. As parede são o afeto, o aprendizado, a nutrição. Estamos falando de 26 milhões de crianças que precisam do nosso empenho e compromisso para garantir os seus direito.", conclui.

A programação do Seminário ocorre até esta sexta, 16, e a transmissão é aberta ao público em geral por meio do canal CNJ no Youtube. Ao total, serão realizados dez workshops temáticos com foco em estratégias que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp