Sergipanos enfrentam altas temperaturas

Calor de rachar. Sergipanos e turistas têm enfrentado dias mais quentes. A temperatura máxima média, que costuma ficar em 31º centígrados, aumentou, chegando a alcançar 40 graus em algumas cidades. As maiores temperaturas devem atingir os municípios do semi-árido sergipano: Nossa Senhora da Glória, Canindé do São Francisco, Monte Alegre, Porto da Folha, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes e Poço Redondo. A alta estação vai até março.Além do aumento da temperatura máxima, os sergipanos deverão também enfrentar as chuvas de trovoadas e ventos fortes que podem alcançar até 60 km/hora. É o que afirma o coordenador do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral. Segundo o meteorologista, o aumento das temperaturas acontece diante das condições de predomínio de massas secas e quentes, além do aumento da insolação. Outro fato decorrente da alta insolação é a alta evaporação da água. "Então, além da pouca demanda de chuva, as altas temperaturas e a maior insolação fazem com que a água que está nos reservatórios evapore com maior facilidade", explicou.
A incidência de chuvas também deve diminuir, dentro das características dessa estação que se configura por uma estiagem mais prolongada, disse ele ao ressaltar que os meses de dezembro e janeiro costumam ser os mais quentes do ano, causando na população uma sensação de desconforto e mal-estar.
O meteorologista também alerta a população para o perigo do índice ultravioleta (UV) que deverá chegar aos 13º, ou seja, quanto mais elevado o índice, maior a necessidade de se proteger do sol.
FIQUE ATENTO
1. O consumidor deve tomar certos cuidados na hora de se expor ao sol, para evitar alergias, queimaduras, insolação, envelhecimento precoce e, principalmente, câncer de pele.
2. O ideal é evitar exposição direta ao sol, principalmente das 10 às 16 horas.
3. Passe o protetor solar pelo menos meia hora antes de se expor ao sol. A camada da substância deve possuir espessura mínima de 20g.
4. Áreas sensíveis como rosto, lábios e cabeça necessitam de um cuidado maior e, portanto, de um FPS mais elevado.
5. Durante a exposição solar, não é aconselhável a utilização de produtos como perfumes ou outros produtos não específicos, como receitas para descoloração dos pêlos. Eles devem ser evitados pois, em geral, promovem queimaduras.
6. Opte por guarda-sóis de algodão e de cor clara. A cor escura absorve radiação e calor. Tecidos de nylon produzem sombra, mas não protegem da radiação solar.
7. Verifique qual é o fator de proteção mais adequado para o seu tipo de pele. Em caso de dúvida ou, se possível, sempre, utilize os produtos com FPS mais elevados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Deputado Ícaro de Valmir é escolhido relator setorial das cidades no orçamento da União de 2026
Entrevista com o jornalista Anderson Cristian

Polícia Científica potencializa perícias para crimes de violência contra a pessoa idosa

Segue internada no HUSE criança que sofreu choque elétrico em Socorro

Ambulantes do centro de Aracaju serão realocados para outras áreas
Mais acessadas
Governo de Sergipe divulga calendário de pagamento dos servidores estaduais
Prefeitura de Aracaju regulamenta cadastramento obrigatório de empresas que transportam resíduos
Dois suspeitos morrem e outros são presos em operação contra organização criminosa em Estância
Colisão frontal mata motociclista no município de Boquim
Outubro Mágico na Estácio Sergipe: Mês das Crianças com Programação Especial e Gratuita
Mais notícias
-
1 hora, 19 minutos Governo de Sergipe divulga calendário de pagamento dos servidores estaduais
-
2 horas, 43 minutos Prefeitura de Aracaju regulamenta cadastramento obrigatório de empresas que transportam resíduos
-
3 horas, 43 minutos Corrida "Outubro Rosa" altera trânsito na Orla de Atalaia neste sábado (18)