Sergipe

SEMA retorna ao Hospital Cirurgia para verificar situação do descarte de lixo

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Aracaju (SEMA) voltaram ao Hospital Cirurgia na manhã desta quarta-feira (06) para verificar se já havia sido regularizado o descarte de lixo da unidade. Durante uma vistoria nessa segunda, foi constatado excesso de lixo no depósito, e até mesmo material hospitalar sujo de sangue espalhado no chão.

O hospital se compromete em regularizar a situação em 24h e hoje os fiscais retornaram ao local. “A fiscalização aqui iniciou através de denúncias e chegando aqui constatamos que eram verídicas, o excesso de lixo estava extrapolando a casa do lixo e a explicação dada pelo hospital foi a questão do final de ano, onde o lixo acabou ficando acumulado, mas que a situação seria regularizada. Hoje vimos que está tudo regular”, contou o analista ambiental da SEMA, Rafael Alves.

Ainda segundo o analista, também foi solicitado o plano de gerenciamento de resíduos do hospital. “Além do plano, também solicitamos documentos e contratos que comprovem esse gerenciamento adequado dos resíduos gerados aqui. Acatamos a proposta de um prazo de 7 dias para a entrega desses comprovantes”, explicou.

A documentação é necessária para verificar se a empresa contratada é regular e se é autorizada para fazer o descarte de forma correta.

Nota

A Direção do Hospital de Cirurgia esclarece que o acúmulo de lixo foi causado pelo atraso no recolhimento por parte da empresa contratada para fazer esse descarte.  O atraso provavelmente foi provocado pelo feriado de final de ano. A empresa reiniciou a primeira coleta por volta das 11h30 e a segunda, por volta das 17h30 de ontem (05).