Seed lança `Campanha pela Voz do Educador`

De acordo com Jéferson Sampaio D´Avila, da Academia Brasileira, no Brasil, estima-se que 2% dos professores estejam afastados das salas de aula por causa de rouquidão, gerando um prejuízo de R$100 milhões por ano.

30/09/2015 19h08
Seed lança `Campanha pela Voz do Educador`
A8SE

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta quinta-feira, 16, a abertura do Dia Mundial da Voz, através do lançamento da "Campanha Pela Voz do Educador", no Teatro Lourival Baptista. Com o tema ‘Adote um Minuto de Silêncio`, a campanha levará para as escolas diversas oficinas com o objetivo de ensinar aos professores como cuidar da voz. Segundo Jorge Costa, diretor do Departamento de Recursos Humanos Estratégico da Seed, uma grande quantidade de professores se afasta das salas de aula por causa da perda da voz. "O objetivo da campanha é disseminar a cultura do autocuidado com a voz do educador", disse.

O secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos Carvalho, destacou a importância da campanha para o estado. "Sergipe está privilegiado com este projeto, que é uma iniciativa lançada pelo Brasil e mundialmente aceita. A gente fica feliz em ver que a voz passa a ter vez", afirmou. Também esteve presente à solenidade o presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, Jéferson Sampaio D´Avila, que proferiu uma palestra sobre a voz. "O objetivo da campanha é prevenir através de um processo informativo para que as pessoas entendam os fatores que geram as doenças da voz e como tratá-las", explicou.

O evento contou com a participação de estudantes, professores, fonoaudiólogos e diretores de escolas. De acordo com Simone Macedo, fonoaudióloga do Programa de Saúde Vocal, da Rede Qualivida da Seed, a meta é atingir 9.540 servidores até o final de 2010. "Vamos sensibilizar os professores a ter mais cuidado com a voz", afirmou. Segundo ela, durante a campanha haverá diversas oficinas em toda a rede pública de Sergipe.

De acordo com Jéferson Sampaio D´Avila, da Academia Brasileira, no Brasil, estima-se que 2% dos professores estejam afastados das salas de aula por causa de rouquidão, gerando um prejuízo de R$100 milhões por ano.

Minuto de Silêncio

Durante o lançamento da campanha, foi lançado também o Certificado "Escola Amiga da voz", que, segundo o diretor do Departamento de Recursos Humanos, Jorge Costa, será entregue às escolas que mais participarem das oficinas e que adotarem "minuto de silêncio". O evento contou ainda com palestras da fonoaudióloga Simone Cavalcanti Macedo, dos professores Antônio Paixão, Rosana Givigi, da professora Maria Eugênia Hermínia e do secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos Carvalho.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: