Seca avança entre municípios sergipanos

Dos onze municípios afetados pela longa estiagem em Sergipe, Monte Alegre, Poço Redondo e Porto da Folha tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo federal

30/09/2015 18h59
Seca avança entre municípios sergipanos
A8SE

 

Enquanto as chuvas provocam grandes estragos em Santa Catarina, a estiagem afeta  onze municípios de Sergipe.  Monte Alegre, Poço Redondo e Porto da Folha tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. Além desses, os municípios de Canindé do São Francisco, Gararu, Nossa Senhora da Glória, Poço Verde, Carira, Feira Nova e Pinhão, que já têm a sua situação de emergência homologada pelo Estado, aguardam o reconhecimento na esfera federal. 

 

Com o reconhecimento da situação de emergência, o município está habilitado a receber os benefícios do Seguro Safra para agricultores da região, que tem com o objetivo oferecer uma renda mínima aos agricultores de base familiar, que porventura venham a ter prejuízos de 50% ou mais de suas lavouras prejudicadas pela estiagem. Além desse benefício, o reconhecimento ajuda a garantir a operação dos caminhões-pipa do Governo Federal.



O ato de reconhecimento da situação de emergência dos três  municípios se deu graças à celeridade com que essas cidades encaminharam os pedidos corretamente para a Defesa Civil Estadual (Codec), que pôde agilizar o processo junto ao Governo Federal, como destacou o Coordenador Estadual do órgão, tenente-coronel BM Nailson Santos. "O reconhecimento ratifica que, quando existe agilidade e organização por parte do município, em conjunto com a Codec, o processo de reconhecimento é mais rápido", disse.

Segundo Nailson, o período para o reconhecimento da situação de emergência leva, em média, dois meses e o correto preenchimento de toda a documentação por parte do município é fundamental para a agilidade da ação. "Nós analisamos criteriosamente todos os processos antes de enviarmos para Brasília, para que não ocorra erro na esfera federal, atrasando ainda mais o processo. Prova disso é que nenhum dos processos enviados por Sergipe retornou em função de erro, o que representa uma evolução em relação ao ano passado", ressaltou o coordenador.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: