Risco de novas inundações deixa famílias de Maruim apreensivas

30/09/2015 19h10
Risco de novas inundações  deixa famílias de Maruim apreensivas
A8SE

 

Com as chuvas que vêm caindo em Maruim, rio Ganhamoroba, que corta a cidade, corre o risco de transbordar (Ascom/DER)

O tempo fechou no município de Maruim, a 30 quilômetros de Aracaju. Desde a madrugada de hoje (01) que chove forte na região. E a chuva é sinônimo de alerta e de apreensão para as famílias que moram, principalmente às margens do rio Ganhamoroba que voltou a transbordar.

 

A cheia vem sendo monitorada de perto pela Defesa Civil. A informação é a situação, no momento, está sob controle. "O rio subiu, mas não houve inundações, no entanto, as nuvens estão carregadas e há possibilidade de chuva forte", avalia Júlio Costa, assessor de comunicação da Prefeitura de Maruim.

Há um ano, rio Ganhamoroba inundou a cidade de Maruim, deixando um rastro de destruição por toda cidade (Ascom/DER)

 

 

A preocupação ganha força diante da destruição causada pelas chuvas há exatamente um ano. Em maior de 2008, o rio Ganhamoroba transbordou. Todas as casas de uma rua desabaram, uma ponte caiu e cerca de 200 famílias - uma média de 800 pessoas - ficaram desabrigadas.

De acordo com Julho Costa, na ocasião, 79 famílias perderam as suas casas. Todas foram alojadas no Colégio Municipal Sabino Ribeiro. "Já forem entregues 19 imóveis. Os demais deverão ser entregues nos próximos dois meses", disse ao assessor ao acrescentar que, atualmente, na unidade de ensino estão alojadas quatro famílias. "As demais ou alugaram casas ou estão morando com familiares até receberem os imóveis", afirma.

Limpeza

 

Temendo novas inundações na cidade, máquinas do D.E.R estão no local fazendo alimpeza superficial do leito do rio Ganhamoroba (Ascom/DER)

Desde março passado, o governo do Estado iniciou a limpeza superficial do leito do Rio Ganhamoroba, sendo investidos recursos na ordem de R$ 150 mil. A intervenção que está sendo feita serve para melhorar o fluxo de água durante o período de chuvas e está sendo realizada por uma equipe operacional do Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER).

 

A ação é preventiva visa evitar que se repita o que aconteceu no ano passado, quando a chuva pegou as famílias dessas comunidades de surpresa e, como o rio estava muito obstruído não apenas pela vegetação nativa, mas sobretudo pelo lixo que é produzido e jogado no local pela comunidade, transbordou e a enchente foi inevitável.

Monitoramento

De acordo com Julho Costa as equipes do governo continuam fazendo o serviço de limpeza no local. " Essa ação já começa a dar resuiltados. Com as chuvas que caíram nessa madrugada o rio encheu, mas já não invadiu as casas." Como está sendo esperada muita chuva vamos ficar em alerta para evitar a trag´dia do ano passado", disse.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: