Ribeirópolis realiza inventário e plano municipal de Turismo

Por Redação Portal A8SE e assessoria de comunicação 07/12/2021 16h43
Ribeirópolis realiza inventário e plano municipal de Turismo
Foto: assessoria de comunicação

Nesta terça-feira (07), o município de Ribeirópolis divulgou que antes de entrar nas tratativas para se adaptar ao Mapa do Turismo, do Ministério do Turismo, já estava em fase de construção do inventário Turístico e criação do plano municipal com a adesão ao projeto ‘Caminhos para o Interior Sergipano’, que está sendo implantado para destacar mais um roteiro turístico do estado com o objetivo de alavancar o seguimento e aquecer a economia local.

A turismóloga Ellen Carvalho, que comanda a elaboração do roteiro, afirma que projeto deve ser lançado em 2022. “Quase nenhum município de Sergipe tem o inventário Turístico e plano municipal de turismo, que é essencial para o desenvolvimento local e regional, e só foi possível porque Ribeirópolis vai entrar na rota do turismo em 2022 com o projeto ‘Caminhos para o Interior Sergipano’ que é um marco na região. Está tudo em andamento e em breve vamos comemorar o lançamento deste projeto”, comemora Ellen Carvalho.

A Portaria 41, do Ministério do Turismo (MTur), publicada recentemente, atende a uma demanda encaminhada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade enviou ofício e participou de diversas reuniões com a pasta federal para tratar do tema. A portaria consolida e atualiza as normas sobre o Programa de Regionalização do Turismo, a Categorização dos Municípios do Mapa do Turismo Brasileiro e o Mapa do Turismo Brasileiro, além de estabelecer os critérios, as orientações, os compromissos, os procedimentos e os prazos para a composição do programa.

O Programa de Regionalização do Turismo tem por objetivo promover a convergência e a articulação das ações do Ministério do Turismo e do conjunto das políticas públicas setoriais e locais, tendo como foco a gestão, a estruturação e a promoção do turismo no Brasil, de forma regionalizada e descentralizada, alinhadas aos princípios da Política Nacional de Turismo, estabelecidos pela Lei 11.771, de 17 de setembro de 2008.

A CNM compreende que o Mapeamento é uma das estratégias previstas no Programa de Regionalização do Turismo e que este é considerado pelo MTur, desde 2013, um Programa estruturante, já que tem por princípio o desenvolvimento regional como estratégia de fortalecimento dos Municípios por meio de roteiros turísticos pré-estabelecidos e integrados.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp