Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais comemora 10 anos com encontro na UFS
O 18º Encontro da Rede reúne grupos de pesquisa brasileiros que estudam diversas abordagens sobre o tempo na relação com os fenômenos e produtos da Comunicação
Entre os dias 17 e 19 de novembro de 2025, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM/UFS) e o Grupo de Pesquisa Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologias (LAVINT) realizam o 18º Encontro da Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais, reunindo pesquisadores de vários locais do país.
Com o tema “Estranhas Fabulações do Tempo”, o evento propõe uma discussão sobre as múltiplas formas de perceber e narrar o tempo na comunicação contemporânea. A programação contará com mesas-redondas para debate dos trabalhos submetidos, fomentando o diálogo interdisciplinar e o intercâmbio entre grupos de pesquisa de universidades de várias regiões do país.
Durante os dias 17 e 18 de novembro, o evento acontece no auditório da Reitoria, no Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na quarta cidade mais antiga do Brasil e símbolo da memória histórica de Sergipe. No dia 19, o encerramento do encontro ocorre na Sala Walmir Almeida, localizada no Centro Cultural de Aracaju.
“A Rede Historicidades permite que a gente experimente com novas metodologias, novos objetos, novos diálogos, e permite esse encontro entre pesquisadores que estudam objetos muito diferentes, ainda que no mesmo campo, e interessados num mesmo conjunto de questões”, reforça a Profª Drª Valéria Vilas Boas, coordenadora do evento.
Os interessados em participar como ouvinte podem fazer a inscrição no evento via SIGAA. A programação completa está disponível no site da Rede Historicidades e no Instagram do Lavint/UFS.
Rede Historicidades
Durante o 18º encontro, a Rede Historicidades também comemora 10 anos de existência. Criada em 2014 a partir de um projeto conjunto (CAPES/PROCAD) entre UFMG, UFRJ e UFBA, a Rede Historicidades consolidou-se como um dos principais espaços de reflexão teórico-metodológica sobre o tempo, a memória e os regimes de historicidade nos processos comunicacionais.
Hoje, reúne cerca de 19 grupos de pesquisa de 13 programas de pós-graduação em Comunicação e áreas afins no Brasil, envolvendo desde pesquisadores sêniores até doutorandos, mestrandos e estudantes de iniciação científica.
Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO, São Cristóvão abriga séculos de história que se inscrevem em suas praças, igrejas e narrativas cotidianas. Escolher a cidade como um dos pontos de encontro é um gesto que reforça o elo entre o lugar e o objeto de estudo da Rede: a historicidade.
O evento conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Sala Walmir Almeida.
Fonte: Assessoria de Comunicação
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Mais de 40% da população Sergipana tem o sobrenome Santos
Direto de Brasília 11/11/25 - Projeto Antifacção
Produtores rurais sergipanos que atuam com a agricultura familiar foram premiados hoje
Assembleia Legislativa comemora 105 anos do Corpo de Bombeiros
Animais soltos ao longo da rodovia Inácio Barbosa, na zona de expansão de Aracaju causam perigo
Mais acessadas
Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais comemora 10 anos com encontro na UFS
Polícia recupera refletores furtados do letreiro “Eu Amo Riachuelo”
PND 2025: Inep divulga resultado de recurso contra gabarito preliminar
Dois homens são presos por tráfico de drogas no município sergipano de Monte Alegre
Gabarito oficial do primeiro dia do Enem será divulgado na quinta-feira (13)
Mais notícias
-
18 horas, 18 minutos Ex-conselheira tutelar denuncia caso de transfobia na Câmara de Aracaju
-
18 horas, 42 minutos Sergipe se torna protagonista na COP30 com liderança em sustentabilidade
-
18 horas, 48 minutos Pré-Caju terá pontos exclusivos para táxis e transportes por aplicativo na Orla de Atalaia