Reajuste da passagem de ônibus poderá ser definido nessa quarta-feira

30/09/2015 19h01
Reajuste da passagem de ônibus poderá ser definido nessa quarta-feira
A8SE

 

Frota de Ônibus-Foto:Cleverton Silva

A nova passagem de ônibus poderá ser definida nessa quarta-feira (14) pela Superintendência Municipal de Transportes de Trânsito (SMTT). O órgão vai se reunir com empresários do setor para discutir a qualidade dos serviços prestados a população e o reajuste. Eles querem que a passagem passe dos atuais R$ 1,75 para R$ 2,10, o que corresponde a um aumento de 20%.

 

O Superintendente da SMTT, Antônio Samarone afirma que acha pouco provável chegar a um consenso quanto ao reajuste. Segundo ele, a frota de ônibus que circula hoje na cidade é uma das mais velhas do País. "A idade média da frota é de nove anos, muito antiga", reforça.

Bancos rasgados, vidros travados que impedem a circulação de ar, goteiras e paradas `obrigatórias` por falhas mecânicas, causadas, na maioria das vezes, por falta de manutenção e até uso inadequado dos veículos retratam um pouco da situação.

"Além disso, as empresas não vêm cumprindo alguns acordos. Ficou determinado que no Reivellon, os ônibus não iriam parar durante a madrugada. O que eles fizeram? Fecharam os terminais. A mesma coisa aconteceu no período do Natal", disse em tom de insatisfação o superintendente da SMTT.

Outro fato, considerado falho pelo órgão municipal é a queima de horário e, ainda, a má distribuição das linhas, um problema antigo e que é comprovado com a longa espera dos passageiros nos pontos de parada.

SMTT pressionada

O Superintendente afirma que vem sofrendo pressão por parte dos empresários que querem a todo custo impor um reajuste de 20% na tarifa de ônibus. Ele explicou que quando os empresários do setor de transporte público de Aracaju, através do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp), solicitaram o reajuste, a SMTT imediatamente nomeou uma equipe para fazer um diagnóstico da situação dos serviços prestados pelas empresas.

O relatório ficou pronto e agora vai ser apresentado. "É notório que houve uma queda na qualidade dos serviços prestados por estas empresas de ônibus. Por isso, não é possível aumentar a tarifa sem que os serviços relatados sejam reparados", conclui Antônio Samarone.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: