Rapaz suspeito de ter contraído gripe ‘A’ já está em casa

30/09/2015 19h11
Rapaz suspeito de ter contraído gripe ‘A’ já está em casa
A8SE

O Departamento de Virologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, deverá entregar nessa sexta-feira (22) o resultado do exame realizado no rapaz suspeito de ter contraído a gripe tipo ‘A` que ficou conhecida mundialmente como gripe ‘suína`. Este é o terceiro caso suspeito da doença, em Sergipe, que está sendo acompanhado pela Secretaria de estado da Saúde. Os outros dois primeiros o resultado do exame foi negativo para a doença.

O novo caso tem como possível vítima um rapaz de 33 anos. Ele chegou dos Estados Unidos há 10 dias. No último final de semana procurou assistência médica por ter apresentado sintomas da gripe. Desde então, o paciente passou a ser monitorado numa área de isolamento no Hospital de Urgência do Estado de Sergipe (HUSE).

Tratamento em casa

No final da tarde de ontem (18) o paciente foi liberado pela equipe médica, mas continua em observação. "Ele está recebendo todo o tratamento adequado e o monitoramento continua, mas ele já está em casa", afirma o médico infectologista, Marcos Aurélio Góis, gerente de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde.

Exame

As amostras coletadas para o exame foi enviada ao Departamento de Virologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O laboratório é a referência para Sergipe na identificação desse tipo de vírus. "Essa é a recomendação do Ministério da Saúde, por se tratar de um vírus novo, pouco conhecido no país. É uma questão de segurança biológica e não de capacidade técnica do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)", garantiu o infectologista Marco Aurélio.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: