Radioterapia do Hospital Cirurgia é interditada
A preocupação da Anvisa foi assegurar o cumprimento da legislação sanitária que estabelece padrões mínimos de segurança para tratamento em radioterapia.

O serviço de radioterapia do Hospital de Cirurgia foi interditado nesta quinta-feira(09) pelas secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A medida foi tomada no final da tarde da última quarta, 8, durante reunião. Nesta manhã, houve uma coletiva para explicar a interdição.
De acordo com o gerente geral da Anvisa, Heder Murari Borba, o serviço estava funcionando sem autorização da CNEN e contava com a presença de fontes radioativas (Césio, Estnocio e Cobalto). "A preocupação inicial da Anvisa foi assegurar o cumprimento da legislação sanitária que estabelece padrões mínimos de segurança para tratamento em radioterapia, bem como encontrar uma solução para esse problema, que se arrasta há mais de 10 anos", explica.
Antes de decidir pela interdição, foi verificada, junto à Secretaria de Assistência da Saúde e ao Denasus, ambos ligados ao Ministério da Saúde, a existência de um serviço similar no Estado com condições técnicas de prover a continuidade do tratamento aos pacientes que vinham sendo atendidos pelo serviço interditado. Já o especialista da Anvisa, André Paes de Almeida, comentou que dos registros constantes no Denasus, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) aponta capacidade para atender essa demanda.
O secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, disse que a visita de técnicos especializados da Anvisa e da CNEN foi solicitada pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) de Aracaju para buscar orientação, no sentido de dar continuidade à ação de fiscalização iniciada anteriormente. "A interdição visa garantir a segurança sanitária e resguardar a saúde pública", esclareceu. Marcos Ramos informou ainda que a Covisa encaminhou à Anvisa e à Vigilância Sanitária estadual cópias da minuta do parecer técnico sobre a situação sanitária do serviço.
O que é Radioterapia?
É uma especialidade dentro da medicina que se utiliza das radiações e da sensibilidade dos tumores a ela para o seu tratamento.
Existem vários tipos de radiação, porém as mais utilizadas são as eletromagnéticas (raios-x ou raios gama) e os elétrons (estes disponíveis apenas em aceleradores lineares de alta energia). A radiação gama é um tipo de radiação eletromagnética gerada e emitida continuamente no núcleo de elementos radiativos como o Cobalto, Césio e Irídio. Os elementos radiativos são armazenados dentro de um recipiente de material de número atômico alto i.e. chumbo, para impedir o vazamento da radiação para o ambiente.
Com informações da SES
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Mais notícias
-
14 horas, 27 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
17 horas, 51 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
18 horas, 13 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe