Projeto de conscientização ambiental pretende limpar praias de Aracaju

O Projeto 'Lixo zero Cinelê' realiza, no primeiro domingo de cada mês, um mutirão para limpar e conscientizar ambulantes e banhistas sobre o descarte consciente de lixo na praia da Cinelândia, em Aracaju.

Em entrevista para o Portal A8SE o empresário Lucas Nobre, um dos idealizadores do Projeto 'Lixo Zero Cinelê', fala sobre a motivação que levou a realização do projeto: “Eu e meus amigos notamos que a praia estava ficando com bastante lixo durante a reabertura após a quarentena, e a coleta da prefeitura é sempre na segunda-feira. Então sempre ficava lixo por lá e foi a partir daí que decidimos começar. Não é apenas um projeto de limpeza da praia, e sim de conscientização ambiental’. Lucas revela também que além de recolher o lixo, o projeto doa sacos plásticos e conscientiza ambulantes que vendem na região, além de recomendar que conversem com clientes sobre maneiras corretas de fazer o descarte individual do lixo.
Poluição das praias
Um estudo inédito, resultado da segunda fase do Projeto 'Lixo Fora D’Água', coordenado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) publicado no início de 2020, revelou que os banhistas que frequentam as praias no país dividem espaço, a cada trecho de 8 quilômetros (km), com mais de 200 mil bitucas de cigarro, 15 mil lacres, tampas e anéis de latas, 150 mil fragmentos de plásticos diversos, 7 mil palitos de sorvete e churrasco e 19 mil hastes plásticas de pirulitos e cotonetes. Lucas afirma e reitera o que foi encontrado durante a realização do primeiro mutirão do Projeto 'Lixo zero Cinelê'. "Muito micro lixo como tampa, bituca de cigarro, copos de plásticos e embalagens”, concluiu.
Futuro
O empresário e também idealizador do projeto Pedro Luís Moraes, afirma que embora o projeto tenha sido iniciado na Cinelândia, a ideia é expandir para outras áreas do Estado, afim de fazer um trabalho de conscientização ainda maior. "Se possível tentaremos nos juntar com outros projetos de conscientização do estado. A ajuda do poder público também seria bastante importante para impulsionar esse projeto e dar exemplo à população", finaliza.
A segunda edição do mutirão acontece no próximo dia 04, primeiro domingo de outubro. Para fazer parte basta entrar em contato através da rede social do Projeto: Lixo Zero Cinelê
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Blitz educativa abre a semana nacional de trânsito em Aracaju

Ministério do Trabalho e Emprego reconhece e formaliza a profissão de Trancista

Extração do dente siso requer cuidados especiais

A prática regular de atividade física e música são grandes aliadas na promoção da saúde mental

Três suspeitos foram presos em operação contra grupo que roubava motoristas de aplicativo
Mais acessadas
Médida Provisória que prevê gratuidade da conta de luz para baixa renda vai à sanção preseidencial
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 33 milhões
Câmara aprova urgência de projeto que prevê anistia a condenados por atos golpistas
A 1ª Bienal do Livro de Sergipe: Uma Celebração Literária Inédita em Aracaju
Ponto de drogas em imóvel no bairro américa, em Aracaju, é desarticulado
Mais notícias
-
1 hora, 28 minutos A 1ª Bienal do Livro de Sergipe: Uma Celebração Literária Inédita em Aracaju
-
1 hora, 48 minutos Audiência do caso Lael continua em Aracaju; criança de 10 anos presta depoimento
-
2 horas, 35 minutos Documentário "Ser Policial Militar" celebra a história e a essência da corporação