Projeto `Amigos do Planeta Terra` recomeça na próxima segunda(9)

Direcionado para alunos da 2ª a 5ª séries do ensino fundamental, o projeto envolve tanto escolas públicas quanto particulares desde 2007 e desenvolve estratégias importantes de preservação do meio ambiente.

30/09/2015 19h05
Projeto `Amigos do Planeta Terra` recomeça na próxima segunda(9)
A8SE

Passear pelo Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, conhecer a variedade de plantas cultivadas no local, participar de oficinas de reciclagem e assistir a apresentações teatrais são algumas das atividades do `Projeto Amigos do Planeta Terra`. Quem não se enche de entusiasmo diante de um roteiro como esse? Promovido pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoal da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) da Prefeitura de Aracaju, o projeto oferece ações de educação ambiental, como coleta seletiva do lixo, noções de reciclagem, e atividades lúdicas para crianças, adolescentes e também professores.

Direcionado para alunos da 2ª a 5ª séries do ensino fundamental, o projeto envolve tanto escolas públicas quanto particulares desde 2007 e desenvolve estratégias importantes de preservação do meio ambiente. Ao chegar no Parque, os jovens se impressionam com as novidades que os cercam. "Muitas vezes o passeio promovido pelo ‘Amigos do Planeta Terra` é a primeira oportunidade de visita ao Parque da Sementeira para algumas crianças", observa a sub-coordenadora da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal, Karina Oliveira.

Antes de iniciar qualquer atividade prática, estudantes e professores assistem vídeos, palestras ou peças educativas sobre meio ambiente. Em seguida, partem para o horto, onde aprendem noções de plantio e cultivo das árvores. A terceira etapa do passeio ecológico-educacional apresenta aos participantes a oficina de papel, que mostra a transformação desse material, normalmente destinado ao lixo, em utensílios e pequenos objetos decorativos.

O último destino do itinerário é a Casa de Bambu, local de cultivo de plantas medicinais. Encerradas as atividades, todos se divertem com a volta pelo Parque da Sementeira. "As escolas têm ainda a possibilidade de retornar ao Parque para aprofundar e disseminar os conhecimentos adquiridos através da programação do projeto", ressalta a coordenadora da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal, Lara Cristina.

Recomeço

Este ano, as atividades do projeto Amigos do Planeta Terra recomeçam na próxima segunda-feira, dia 9 de março, e vão até o final do ano. As práticas acontecem duas vezes por semana, atendendo até 45 alunos por turno. No período da manhã, a programação vai das 8h30 às 11h; e à tarde, das 14h30 às 17h. O guiamento dos alunos fica por conta das próprias coordenadoras Lara Cristina e Karina Oliveira. Para participar do projeto as escolas devem agendar a visita de suas turmas, entrando em contato com a Emsurb através do telefone 3179-1225.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: