Programa de Saúde da Mulher oferta linha de cuidado voltada ao climatério

O climatério é uma fase da vida da mulher que marca o fim da sua vida reprodutiva. Em Aracaju, o Programa de Saúde da Mulher disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde oferece cuidados especiais às mulheres que se encontram nesse período.
De acordo com a coordenadora do programa, Léa Matos, o climatério acontece de forma diferente em cada mulher, podendo apresentar sintomas ou não. A orientação da SMS é que toda mulher que se encontra em fase de climatério deve buscar sua Unidade Básica de Saúde para iniciar o acompanhamento, as avaliações médicas e possíveis exames.
“Nessas consultas, os profissionais de saúde irão acolher e fazer a escuta qualificada, orientar sobre métodos anticoncepcionais no climatério, indicação ou não da reposição hormonal e todas as manifestações físicas e emocionais associadas a essa fase. Da mesma forma, serão solicitados os exames de rotina e complementares que sejam necessários”, explica Léa sobre o funcionamento dos serviços.
Ela ainda ressalta que a Atenção Primária das UBSs está capacitada para acolher a mulher e realizar o acompanhamento necessário nesse período, orientando, promovendo saúde e ofertando o tratamento adequado sempre que necessário.
Climatério
Ocorrido entre os 40 e 65 anos, o climatério provoca mudanças no sistema fisiológico da mulher que passa a ter ciclos menstruais mais irregulares. Outros sintomas de causa hormonal também são sentidos, como aumento da transpiração e ondas de calor, alterações emocionais, nas mamas e na rotina sexual.
Para passar por este período com mais qualidade de vida, a mulher deve buscar orientação profissional, como a oferecida no Programa da Saúde da Mulher, e também iniciar uma rotina de hábitos saudáveis.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Vem Nordestar no Ceará: O artesanato em couro se tornou uma tradição - BGT

Centro de Excelência Atheneu sergipense completa 155 anos de existência

Histórica capela da Instituição Centenária foi reinaugurada após importante reforma

Moradores do bairro Santa Cecília reclamam da falta de limpeza e pavimentação das ruas
