Profissionais de saúde que vão atuar na vacinação contra a covid-19 são capacitados
A vacinação está prevista para ser iniciada nesta quarta-feira, dia 20

Presente nas ações programáticas do Plano de Vacinação de Aracaju, a capacitação dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde para a vacinação contra a covid-19 objetiva orientar sobre os protocolos e procedimentos dessa campanha de imunização. Nesta segunda-feira, 18, uma equipe de profissionais da SMS participou dessa capacitação, realizada no Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps).
Prevista para ser iniciada nesta quarta-feira, dia 20, a vacinação de covid-19 contemplará inicialmente idosos institucionalizados (que residem em lares de longa permanência) e trabalhadores da área de saúde que estão atuando diretamente na linha de frente.
“O Programa está treinando uma equipe volante, montada pela Secretaria Municipal da Saúde, e que irá vacinar o público alvo em seus locais. Começamos o treinamento pela manhã, e agora à tarde uma nova equipe está sendo treinada. O objetivo é orientar esses profissionais que irão atuar com a vacina, os laboratórios que iremos trabalhar, sobre o manuseio com a vacina e com todos os insumos. Porque nós vamos precisar, por exemplo, de caixas térmicas e material de expediente para registrar os dados da pessoa que vai receber a dose”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ana Paula Machado.
De acordo com a coordenadora, no momento estão sendo capacitados 25 profissionais de saúde e serão montadas seis equipes de trabalho. “À medida que as fases forem passando e as vacinas chegarem, vamos avaliando a necessidade de ampliar essa equipes”, disse.
Nessa primeira fase, as salas de vacinação, que serão utilizadas para imunizar a população em geral, não serão necessárias. Isso porque os grupos prioritários receberão as doses no próprio local de trabalho, no caso dos profissionais de saúde; ou nas instituições, no caso dos idosos.
A enfermeira da SMS, Ana Nathalia Coelho, participante do treinamento, afirma ser emocionante vivenciar esse momento histórico para a capital e todo o país. “A capacitação é de suma importância, para que possamos ter segurança na hora de vacinar os nossos colegas. Estou extremamente emocionada em fazer parte dessa história e dessa equipe”, declarou.
“O treinamento foi muito bom, o sistema é muito fácil de manusear. E esse treinamento está sendo eficiente, para a gente entender como será a dinâmica, como devemos proceder. Isso tanto na administração, quanto no cadastro do paciente no sistema, para ter o histórico entre a primeira e segunda dose da imunização. Estou muito ansioso por esse grande acontecimento, em busca de um alívio para a população. É um fato histórico”, avaliou o técnico de enfermagem, Valdenilson Correia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
7 horas, 53 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
11 horas, 17 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
11 horas, 39 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe