Profissionais de saúde que vão atuar na vacinação contra a covid-19 são capacitados
A vacinação está prevista para ser iniciada nesta quarta-feira, dia 20
Presente nas ações programáticas do Plano de Vacinação de Aracaju, a capacitação dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde para a vacinação contra a covid-19 objetiva orientar sobre os protocolos e procedimentos dessa campanha de imunização. Nesta segunda-feira, 18, uma equipe de profissionais da SMS participou dessa capacitação, realizada no Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps).
Prevista para ser iniciada nesta quarta-feira, dia 20, a vacinação de covid-19 contemplará inicialmente idosos institucionalizados (que residem em lares de longa permanência) e trabalhadores da área de saúde que estão atuando diretamente na linha de frente.
“O Programa está treinando uma equipe volante, montada pela Secretaria Municipal da Saúde, e que irá vacinar o público alvo em seus locais. Começamos o treinamento pela manhã, e agora à tarde uma nova equipe está sendo treinada. O objetivo é orientar esses profissionais que irão atuar com a vacina, os laboratórios que iremos trabalhar, sobre o manuseio com a vacina e com todos os insumos. Porque nós vamos precisar, por exemplo, de caixas térmicas e material de expediente para registrar os dados da pessoa que vai receber a dose”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ana Paula Machado.
De acordo com a coordenadora, no momento estão sendo capacitados 25 profissionais de saúde e serão montadas seis equipes de trabalho. “À medida que as fases forem passando e as vacinas chegarem, vamos avaliando a necessidade de ampliar essa equipes”, disse.
Nessa primeira fase, as salas de vacinação, que serão utilizadas para imunizar a população em geral, não serão necessárias. Isso porque os grupos prioritários receberão as doses no próprio local de trabalho, no caso dos profissionais de saúde; ou nas instituições, no caso dos idosos.
A enfermeira da SMS, Ana Nathalia Coelho, participante do treinamento, afirma ser emocionante vivenciar esse momento histórico para a capital e todo o país. “A capacitação é de suma importância, para que possamos ter segurança na hora de vacinar os nossos colegas. Estou extremamente emocionada em fazer parte dessa história e dessa equipe”, declarou.
“O treinamento foi muito bom, o sistema é muito fácil de manusear. E esse treinamento está sendo eficiente, para a gente entender como será a dinâmica, como devemos proceder. Isso tanto na administração, quanto no cadastro do paciente no sistema, para ter o histórico entre a primeira e segunda dose da imunização. Estou muito ansioso por esse grande acontecimento, em busca de um alívio para a população. É um fato histórico”, avaliou o técnico de enfermagem, Valdenilson Correia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, faz avaliação dos trabalhos no primeiro ano da gestão
Sergipana na Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
Primeira dama do estado se pronuncia sobre aumento nos casos de feminicídio
Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026