Professores são capacitados em línguas de sinais

Realizado pela Secretaria de Estado da Educação, o curso tem o objetivo de capacitar seus educadores no atendimento educacional a alunos surdos. A capacitação prosseguirá até o final de agosto.

30/09/2015 19h10
Professores são capacitados em línguas de sinais
A8SE

Professores da rede pública estadual que atuam com deficientes auditivos em salas de aula do ensino regular ou em salas de recursos de escolas da Diretoria Regional de Educação (DRE`8) participaram na manhã desta quinta-feira, 30, no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP), de uma aula inaugural sobre Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da Divisão de Educação Especial (DIEESP), o curso tem o objetivo de capacitar seus educadores no atendimento educacional a alunos surdos. A capacitação prosseguirá até o final de agosto.

Durante a aula inaugural, os participantes receberam informações teóricas sobre LIBRAS. A palestra foi proferida pela técnica da DIEESP, a pedagoga Alda Valéria de Melo, com tradução feita pelo intérprete Everton Bonfim, instrutor e deficiente auditivo, que também integra o quadro da Divisão de Educação Especial. O tema voltará a ser abordado com mais detalhes a partir da próxima segunda-feira, dia 4.

O curso de iniciação a Libras, que terá uma carga horária de 40 horas/aula, beneficia 80 educadores que ensinam em escolas estaduais dos municípios que integram a Diretoria Regional de Educação 8 (Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Santa Rosa de Lima, Itaporanga d`Ajuda, Riachuelo, Laranjeiras e Santo Amaro das Brotas).

"Com esta iniciativa, a SEED atende às Novas Diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para uma educação inclusiva e difunde o uso da LIBRAS, segunda língua oficial do Brasil", disse o diretor professor Everaldo Pinto Fontes. Ele informou que a ideia de realizar o curso atrai a atenção de muitos educadores e que, por conta disso, a DRE8 está agendando ainda para este ano a realização de novas capacitações nesse tema.

Cronograma de aulas

As aulas acontecerão sempre às segundas feiras, das 13h às 17h, no Colégio Elísio Carmelo, em São Cristóvão, e às terças-feiras, também das 13h às 17h, no Colégio Leão Magno Brasil, em Nossa Senhora do Socorro. Ainda em Socorro, acontecerão as aulas das quartas-feiras, só que no CAIC Joel Silveira, das 8h às 12h. Às quintas-feiras, no CQP, localizado na Rua Vila Cristina (antigo Colégio Brasília) em Aracaju, está sendo ministrado o curso sobre Língua Brasileira de Sina

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: