Professor da UFS é nomeado para coordenar o Programa Nacional de Imunizações

Ricardo Queiroz Gurgel, médico especialista, ocupa a vaga disponível após a exoneração de Franciele Fantinato, há cerca de três meses.

Por Redação do Portal A8SE 06/10/2021 11h01
Professor da UFS é nomeado para coordenar o Programa Nacional de Imunizações

O Ministério da Saúde indicou o médico sergipano Ricardo Queiroz Gurgel para ocupar o cargo de coordenador do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na edição desta quarta-feira (6), cerca de três meses após a exoneração de Franciele Fantinato, que solicitou a sua saída do posto.

De acordo com seu currículo lattes disponível na página do CNPq, o profissional da saúde é formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), instituição onde também exerce o título de professor do Departamento de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde.

Na área da saúde materno-infantil, o especialista atua principalmente nos seguintes temas: fatores de risco e etiologia de doenças infecciosas prevalentes na infância (diarreia aguda e IRA), saúde perinatal, prevalência e epidemiologia de crianças em situação de risco biológico e social, crianças de rua.

O pesquisador ainda se dedica a estudar questões epidemiológicas e sociais que interferem na saúde perinatal, tendo coordenado o "Estudo Nascer no Brasil" e o "Projeto Érica" em Sergipe. Atualmente é investigador principal do Centro 5 do estudo clínico de aprovação da vacina tetravalente contra a dengue do Instituto Butantan, em São Paulo.

A partir de agora, Ricardo Gurgel será o responsável por organizar e implementar as ações de vacinação em todo o país.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp