Prefeitura de Aracaju inicia vacinação contra a covid-19 em pessoas com síndrome de Down e TEA
A vacinação para os cidadãos com síndrome de Down e transtorno do espectro autista (TEA) maiores de 18 anos no Parque dos Cajueiros segue até a próxima sexta-feira, dia 16, das 8h às 17h.
Nesta terça-feira, 13, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu início à vacinação contra a covid-19 para os aracajuanos com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um ponto de vacinação montado no Parque dos Cajueiros e em instituições.
Para a capital, foram encaminhadas 400 doses do imunizante e a expectativa é que até a próxima sexta-feira, dia 16, todos os cidadãos com down e TEA acima de 18 anos sejam vacinados. As estratégias de vacinação foram discutidas com o intuito de garantir a imunização desse público de forma célere, cômoda e organizada.
“Através de uma reunião que foi feita com associações e representantes foi definido um drive-thru específico para esse público, para evitar que eles fiquem esperando muito tempo na fila e de forma mais célere a gente possa vaciná-los aqui, que é um local aberto e arejado”, explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.
Segundo a secretária, além do ponto de vacinação no Parque dos Cajueiros, também serão aplicadas doses da vacina contra a covid-19 nas instituições que acolhem as pessoas com síndrome de Down e TEA.
“Algumas associações preferiram vacinar nas instituições. Então, ficou combinado, também, que eles iriam encaminhar para a Secretaria a lista com as pessoas a serem vacinadas e nós iríamos montar um cronograma de vacinação in loco”, afirma.
À medida que iam sendo vacinados ou viam seus parentes receberem a vacina no Parque dos Cajueiros, os aracajuanos não conseguiram esconder a emoção. Foi o caso de Weidi Tadeu Bonfim, que se emocionou após ver o irmão com síndrome de Down, Wolney Bonfim Santos, ser o primeiro a receber a vacina no local.
“É tanta emoção que a pessoa fica sem palavras, só agradecer mesmo a equipe da enfermagem. Só de dar vacina e proteger meu irmão é a maior alegria. Já estou mais aliviado agora só com essa primeira dose, e com a segunda vai ficar mais ainda”, afirma.
A mesma sensação tomou conta de Carlos Henrique Tourinho, que levou o filho com transtorno do espectro autista, Marcos Vinícius Tourinho, para receber a primeira dose. “Eu estou muito alegre, muito feliz por meu filho estar protegido. É a primeira dose, mas já começa a proteção. Tudo muito bem organizado, o movimento tranquilo, não pegamos fila, nada”, destacou.
O sentimento de gratidão também foi compartilhado por Danilo Vilela Rodrigues que possui TEA e fez questão de ser um dos primeiros a serem vacinados. “Eu acho muito importante a iniciativa, essa atenção dada mesmo às pessoas desse grupo, tanto com síndrome de Down, como eu achei muito importante a iniciativa de lembrar das pessoas com o espectro autista. O primeiro alívio é inevitável”, afirma.
A diretora da Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown), Dangelly Lins, também comemorou. “Este é um momento de fé, esperança e certeza de que estamos no caminho certo. Essa luta iniciou há pouco mais de uma semana de pleitear a antecipação do calendário de vacinação das pessoas com síndrome de Down e a gente teve total apoio do Governo do Estado, da Prefeitura e hoje estamos aqui celebrando esse momento.”
Cadastro
A vacinação para os cidadãos com síndrome de Down e transtorno do espectro autista (TEA) maiores de 18 anos no Parque dos Cajueiros segue até a próxima sexta-feira, dia 16, das 8h às 17h. No local, podem se vacinar pessoas que se deslocarem de carro ou não.
Antes de comparecer ao Parque, porém, é preciso efetuar um cadastro na plataforma VacinAju. No site, será necessário anexar documento de identidade, comprovante de residência e aguardar a validação do código que deve ser apresentado no momento da vacinação. No caso de pessoas com autismo, é necessário anexar, também, uma declaração da instituição, caso seja institucionalizado, ou o relatório médico com o CID.
Paralelamente, a Prefeitura segue com a campanha de vacinação contra a covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no sistema drive-thru no Parque da Sementeira e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas.
Nesta terça-feira, 13, são vacinados os idosos com 61 anos, nascidos de abril a setembro de 1959. Já na quarta-feira, dia 14, será a vez dos idosos com 61 anos, que nasceram de outubro a dezembro de 1959 e janeiro a março de 1960. Estão sendo vacinados, também, os profissionais de saúde acima de 40 anos, os agentes das Forças Armadas e os profissionais de segurança e de salvamento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
128 anos da Jucese são comemorados com tempo recorde na abertura de empresas
CEC-SE faz entrega do diploma cultural Epifânio Dória a personalidades e coletivos
Hoje, aconteceu o lançamento oficial do campeonato sergipano 2026
Exposição "Fera ferida fere" está em cartaz até o dia dez de novembro
Alese abre espaço para discussão sobre os impactos da redução da vazão do rio São Francisco
Mais acessadas
Dois homens são presos por tráfico de drogas no município sergipano de Monte Alegre
Hemose realiza mais uma edição do Sabadão Solidário neste sábado (7)
Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
Pré-Caju 2025 inicia entrega de abadás e camisas do Camarote Aju no dia 13 de novembro
Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado
Mais notícias
-
11 horas, 12 minutos Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
-
13 horas Governador sanciona lei que reajusta benefícios dos profissionais do Samu em Sergipe
-
14 horas, 9 minutos Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado