Prefeitura de Aracaju inicia elaboração do novo Planejamento Estratégico

O novo plano vai conter todas as diretrizes de desenvolvimento de Aracaju pelos próximos quatro anos

Por ascom PMA 15/01/2021 14h43
Prefeitura de Aracaju inicia elaboração do novo Planejamento Estratégico
Assessoria de comunicação PMA

O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, nesta sexta-feira, 15, a primeira reunião do Planejamento Estratégico 2021-2024 com todo o secretariado. Acompanhado da primeira-dama, Danusa Silva, e da vice-prefeita Katarina Feitoza, o prefeito expôs ainda como se dará o processo de elaboração do novo Planejamento Estratégico, cuja previsão é de conclusão, para apresentação à sociedade, no final do mês de março. O novo plano conterá todas as diretrizes de desenvolvimento de Aracaju pelos próximos quatro anos.

“O Planejamento Estratégico é fundamental para que tenhamos sucesso na administração, pois coloca as coisas no devido lugar, dá o sentido do que é prioridade e assegura o controle efetivo das ações, para assim termos o resultado no tempo esperado, o que é muito importante para assegurar o benefício para a população”, afirmou o prefeito, ao lembrar que, em seu governo anterior, obteve índice de realização de 94%. “Foram 62% das metas integralmente cumpridas e 32% das metas em parte”, destacou.

Ao apresentar como se dará a construção do Planejamento Estratégico, Edvaldo ressaltou que o desafio é “inovar”. “Esta é uma gestão de continuidade, mas não de continuísmo. Já estamos na administração, a sociedade estará mais exigente e, mesmo diante das dificuldades que vivemos e do próprio cenário nacional de incertezas e crises, é preciso renovar, fazer mais e melhor pelos aracajuanos”, declarou.

Neste sentido, o prefeito explicou que o novo Planejamento Estratégico terá como premissas três eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Urbano Sustentável, Inovação e Excelência da Gestão. A elaboração do plano se dará em várias etapas, cujo início se deu nesta sexta-feira com a apresentação do novo modelo e se estenderá até a última semana de março. Neste período serão realizadas reuniões temáticas e seminários. Cada fase do processo passará pela validação do prefeito. O novo Planejamento Estratégico terá ainda um modelo de monitoramento em tempo real e através de relatórios semanais e mensais.

A vice-prefeita Katarina Feitoza atuará diretamente no acompanhamento das ações de formulação e execução do novo Planejamento Estratégico. Segundo ela, a ideia é acompanhar todo o processo que envolve o Planejamento, atendendo ao pedido do prefeito e, ao mesmo tempo, mergulhando em toda a concepção da gestão. “Todo esse planejamento será embasado, terá como alicerce o programa de governo que foi apresentado durante o pleito eleitoral, então estou muito satisfeita com isso, porque é uma forma de Edvaldo dizer: nós vamos cumprir o nosso programa, o que foi prometido à comunidade, através de um Planejamento Estratégico voltado para as pessoas”, avaliou.

Participaram da reunião todos os secretários municipais e presidentes das empresas e fundações municipais, o procurador-geral do Município, Sidney Cardoso, o controlador-geral do Município, Eliziário Sobral, além dos técnicos da Coordenação de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp