Prédio do Caic deverá ser demolido

30/09/2015 19h09
Prédio do Caic deverá ser demolido
A8SE

 

O processo de deterioração do Caic vinha ocorrendo de forma avançada, o que levou a interdição do prédio em janeiro deste ano (Douglas Magalhães)

Um prédio em ruínas. Esta é a situação do Caic Armando Rollemberg, no conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro. Desde o ano passado, a unidade de ensino que abrigava 610 alunos do Ensino Fundamental vinha passando por um rápido processo de deterioração. Agora seu destino pode ser a demolição.No sábado passado, dia 11, o abandono resultou em tragédia. Uma das vigas cedeu matando o adolescente, Jonatas da Silva Macenas de 16 anos.

O Caic foi desativado em janeiro deste ano com a transferência dos alunos para um imóvel alugado no bairro Siqueira Campos. Desde então o prédio passou a ser alvo constante da ação de vândalos, o que agravou mais ainda a estrutura. "A transferência foi motivada pela violência e ação dos vândalos e porque precisava de uma ampla reforma na estrutura. Não havia nenhuma condição de manter as atividades escolares no local", afirma a assessora de comunicação da Secretaria de Estado da Educação, Ofélia Onias.

Sem vigilância

De acordo com os moradores da localidade o prédio foi desativado com todos os equipamentos dentro, o que motivou os furtos. "Tudo foi levado, até mesmo o freezer", conta Claudionor Santos, morador da localidade. Ele afirma que em nenhum momento a Secretaria da Educação teve a preocupação em manter vigilantes na unidade para preservar o que tinha sobrado.

"Acredito que se tivesse vigilante para proibir a entrada de pessoas no local, a morte do adolescente poderia ter sido evitada", afirma Claudionor. Antes mesmo de ser fechado, o Caic foi alvo de vários furtos e arrombamentos.

Familiares e amigos de Jonatas estiveram no local do acidente com o objetivo de entender o que ocorreu (Douglas Magalhães)

"A ousadia dos delinqüentes afugentou até mesmo os vigilantes. Ninguém queria trabalhar nessa unidade de ensino porque tinha medo", confessa a assessora de comunicação da Secretaria da Educação ao ressaltar que após a desativação foi solicitada a presença de uma equipe da polícia para monitorar a área.

 

"Acredito que o fato que envolveu o adolescente, Jonatas, ocorreu na troca de turno dos policiais", disse a assessora. A declaração, no entanto, é contestada pelos moradores. "A viatura policial uma vez ou outra passava por aqui. Vigilante nunca teve", disse a dona de casa Jeane Fonseca.

Demolição

De acordo com a assessoria de comunicação até essa sexta-feira (24), o secretário da Educação, José Fernandes de Lima vai anunciar o que será feito do que sobre do prédio do Caic. A Secretaria não descarta a possibilidade de demolição da unidade.

Clima de revolta

Na manhã de hoje (20) os pais do adolescente, Jonatas da Silva, voltou ao local do acidente. Na área apenas escombros e muita revolta por parte de familiares e amigos do jovem. " A última vez que conversei com meu filho foi a seis meses. Estou desesperada", afirma Jailda Silva Nascimento, mãe do adolescente.

Mãe de Jonatas, a dona de casa, Jailda Nascimento, chora a morte do filho (Douglas Magalhães)


Jonatas morava com o pai, Eduardo Mecenas. No dia do acidente ele teria saído de casa cedo como sempre fazia. "Não demorou muito para que eu recebesse a notícia. Quando cheguei aqui no Caic ele estava embaixo dos escombros", afirma o pai.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: