Prazo para o cadastro da carteira de fibromialgia termina nesta sexta-feira (9)
Através da carteirinha, os pacientes com fibromialgia poderão ser reconhecidos como pessoas com deficiência
Na próxima sexta-feira (9), encerra o prazo para o cadastramento da solicitação da carteira de identificação da pessoa com fibromialgia (CIPFIBRO) em Aracaju.
A técnica do Programa Saúde do Adulto, Vanessa Barreto, ressaltou que não haverá mais prorrogação para o encerramento do envio dos documentos para a carteira. “Os documentos exigidos são: frente e verso do RG, número do cartão SUS e o relatório informando a condição de fibromialgia contendo o CID da doença”, explicou.
A solicitação é destinada para residentes de Aracaju e, até esta data, ainda é possível preencher o formulário online disponível na plataforma AjuInteligente. O usuário que sentir dificuldade em acessar a plataforma online, deve se dirigir a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para receber as orientações necessárias.
Depois que o prazo terminar, será responsabilidade do Governo do Estado designar o órgão adequado para emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia.
Aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Lei nº 14.705 de 2023 define diretrizes para o tratamento da fibromialgia e fadiga crônica no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, os pacientes com fibromialgia são reconhecidos como pessoas com deficiência, conforme estabelecido pela Lei brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Casal do tráfico é preso pela Polícia Municipal de Aracaju
SMTT Aracaju realiza alterações no trânsito neste fim de semana
Prefeitura realiza vistoria na estrutura dos shows do aniversário de Aracaju
Polícia Rodoviária Federal captura condenado por estupro de vulnerável em Neópolis