Poliomielite: em Aracaju, apenas 20% das crianças foram vacinadas

Das 32.464 crianças aptas a receber a vacina, até esta quarta-feira (24), apenas 6.516 crianças foram vacinadas

Por redação Portal A8SE 24/08/2022 17h46
Poliomielite: em Aracaju, apenas 20% das crianças foram vacinadas
foto: assessoria de comunicação

A adesão à campanha de vacinação contra poliomielite está baixa em Aracaju. Dados da Secretaria da Saúde apontam que apenas cerca de 20% do público-alvo foi imunizado.

Em números, isso representa que das 32.464 crianças aptas a receber a vacina, até esta quarta-feira (24), apenas 6.516 crianças foram vacinadas, o que equivale a 20,07%. O que preocupa, já que a meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças menores de 5 anos, até o fim da campanha que segue até o dia 9 de setembro.

“É preciso que os pais tomem consciência da importância da vacinação das crianças. Elas representam a forma mais eficaz de prevenir doenças, dentre elas a poliomielite, que é uma doença contagiosa aguda, causada por um vírus que se aloja no intestino e, nos casos mais graves, pode provocar paralisias musculares. Portanto, é essencial que os responsáveis procurem os pontos de vacinação para proteger esse público tão vulnerável”, explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

A vacina é ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, no ponto de vacinação no Colégio Marechal Henrique Teixeira Lott, no bairro América, das 8h às 16h, e nos três shoppings da capital, das 10h às 17h.

Para receber o imunizante, basta que os pais ou responsáveis pelas crianças levem documento com foto, caderneta de vacina, documento da criança e comprovante de residência.

Quem deve tomar

As crianças de 1 e menores de 5 anos estão sendo vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. As crianças menores de 1 ano de idade se vacinam conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp