Sergipe

Planejamento estratégico da Rota da Farinha é divulgado

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), reuniu-se na segunda-feira (18), com os prefeitos dos municípios de Macambira, São Domingos e Campo do Brito para discutir e apresentar o planejamento estratégico para implementação da Rota da Farinha.

O objetivo foi definir um grupo de trabalho, que será  formado por técnicos dos três municípios em parceria com a equipe técnica da Setur. O grupo terá o propósito de planejar e direcionar  as atividades de implementação da Rota da Farinha, que visa fomentar o desenvolvimento econômico por meio da atividade turística, de forma inovadora. Nesse viés, diversos segmentos deverão ser agregados, a exemplo dos turismos rural, gastronômico, de base comunitária e ecoturismo, envolvendo as atividades desenvolvidas nas casas de farinha.

O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, entregou aos gestores o documento contendo o planejamento estratégico e indicação das etapas a seguir. O projeto está na fase de pesquisa preliminar e avançando para segunda etapa, que trata do reconhecimento e análise de potencialidades.

Na ocasião, o secretário Sales Neto pontuou as necessidades de adequação identificadas em visita técnica realizada em casas de farinha de Campo do Brito, além de reforçar o compromisso de uma futura visita aos municípios de Macambira e São Domingos. “Este projeto é muito importante para ampliar e diversificar os atrativos que nós, enquanto destino Sergipe, oferecemos aos turistas. A intenção do governador Belivaldo Chagas é gerar emprego e renda, fortalecendo a economia por meio do turismo, e nosso propósito é envolver a população local nessa missão. Por isso, os municípios deverão indicar seus representantes para compor o grupo técnico de trabalho”, afirmou Sales Neto, salientando que o grupo também será composto por profissionais da Setur, guias de turismo e da Embrapa.

Além dos prefeitos de Macambira, José Carivaldo Souza; de São Domingos, José Vagner Alves de Oliveira (Binho) e de Campo do Brito, Marcell Souza, estiveram presentes secretários municipais e equipe de turismólogos da Setur. Os municípios representados farão parte dos roteiros que englobam a Rota da Farinha.