Pessoas com transtornos mentais participam de terapias ocupacionais

Os pacientes participam de oficinas terapêuticas e outras atividades que visam a promover a socialização. Os CAPS oferecem vínculo, responsabilização e produção de autonomia para os usuários dessa rede.

30/09/2015 19h09
Pessoas com transtornos mentais participam de terapias ocupacionais
A8SE

A Rede de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem transformando vidas ao longo dos anos. A senhora Maria José Menezes Santos, que ficou conhecida popularmente como a `Véia do shopping`, é uma prova disso. No último dia 20, um jornal local de grande circulação mostrou como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ajudou na melhoria da qualidade de vida da cidadã.

Alvo dos olhares mais curiosos dos aracajuanos, a mulher era conhecida por suas idas a um dos shoppings centers da cidade. Com maquiagem branca sobre todo o rosto, óculos escuros e sacolas sempre à mão, fazia surgir uma série de hipóteses acerca de sua vida. Rotulada e alvo de piadas, Maria Santos iniciou uma terapia diferenciada, graças a profissionais de saúde mental.

A psiquiatra da PMA, Ana Salmeron, conta que o vínculo de confiança foi estabelecido de forma lenta e gradual, permitindo que após esse primeiro momento fosse realizado o tratamento completo em uma das unidades da SMS, para onde Maria José foi encaminhada. "Tudo isso se deu com o apoio de diversos profissionais, incluindo músico-terapeuta, educador físico, psiquiatra, psicólogo e arte-educador", afirma.

Transformando vidas

Assim como o caso de Maria Santos, a PMA tem ajudado outros pacientes a encontrar o caminho da inserção social. A Rede de Assistência Psicossocial (Reap), composta por seis Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), faz o trabalho cidadão de acolhimento e tratamento de pessoas com transtornos mentais.

Os pacientes participam de oficinas terapêuticas e outras atividades que visam a promover a socialização. De acordo com a coordenadora da Reap municipal, Camile Arruda, "os CAPS oferecem vínculo, responsabilização e produção de autonomia para os usuários dessa rede".

A dona de casa Irailde Silva afirma ter percebido de forma bastante nítida como a vida do seu filho foi transformada para melhor depois de ele ser assistido pelo Caps Liberdade. "As atividades desenvolvidas no CAPS mudaram significativamente o comportamento do meu filho, que está mais calmo, feliz e sociável", conta.

Semana Antimanicomial

Como acontece todos os anos, no próximo mês a SMS vai celebrar um grande evento em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado nacionalmente no dia 18 de maio. A idéia é discutir questões relativas aos direitos sociais, cidadania dos portadores de sofrimento psíquico, a inclusão social dos mesmos e políticas públicas de Saúde Mental. "O evento também é uma oportunidade de aprofundar a desconstrução da loucura como algo incapacitante e inábil", diz Camille Arruda.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: